A utilização da linguagem cartográfica na disciplina de geografia no ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Anderson Sandro da-
Autor(es): dc.contributorRocha, Anderson Sandro da-
Autor(es): dc.contributorRocha, Anderson Sandro da-
Autor(es): dc.contributorRocha, Anderson Sandro da-
Autor(es): dc.creatorMohler, Dione Elenice-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:04:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:04:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20545-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667124-
Descrição: dc.descriptionO objetivo principal das pesquisas que abordam as representações cartográficas consiste em se estabelecer uma articulação entre o conteúdo e a forma, utilizando a linguagem cartográfica como recurso de visualização, descrição e análise da dinâmica e distribuição de fenômenos geográficos, para promover a formulação de conhecimentos, conceitos e valores. Diferentes trabalhos realizados no âmbito da Ciência Geográfica têm apontado uma série de dificuldades em trabalhar a linguagem cartográfica no ensino fundamental, nesse sentido a presente pesquisa, busca apresentar metodologias de ensino e aprendizagem que auxiliem na busca por diferentes formas didáticas de elaborar e interpretar mapas, imagens, charges ligadas aos conhecimentos geográficos. Entende-se que não é adequado que nas aulas de Geografia o conteúdo "Cartografia" seja apenas comentado e sim este e a sua linguagem cartográfica seja ensinado e compreendido pelos alunos, para que por meio de mapas e diferentes imagens, os educandos possam ver e interpretar a realidade do mundo globalizado. O crescimento do interesse pela representação do espaço geográfico está relacionado aos atuais recursos disponíveis para sua representação, considerando se que hoje os produtos cartográficos possibilitam informar e visualizar a organização do espaço de maneira mais dinâmica e abrangente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino criativo-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Palavras-chave: dc.subjectCreative teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA utilização da linguagem cartográfica na disciplina de geografia no ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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