Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Retorta, Miriam Sester | - |
Autor(es): dc.contributor | Salbego, Nayara Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Retorta, Miriam Sester | - |
Autor(es): dc.contributor | Salbego, Nayara Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Larissa Xavier de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:04:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:04:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8939 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667110 | - |
Descrição: dc.description | This project of Applied Linguistics aimed to investigate the role of Skype on smartphones and Personal Computers as an alternative media to teach English to visually-impaired students. This study took place at the Federal University of Technology-Paraná (UTFPR) in the project English for Us which was offered by the Academic Department of Modern Foreign Languages – DALEM. As for the method, it was a qualitative study in which an interview was conducted to these students. The learners had online classes by means of Skype. After the classes, the learners were interviewed, in order to evaluate the process undertaken. The theoretical framework which underlies this paper comprises the concepts of ‘Digital Literacies (DLs)’ by Lankshear and Knobel (2005), Mobile Literacy by UNESCO (WEST ; VOSLOO, 2013), Dysontogenesis by Vygostky (1993 apud RODINA 2006) and Assistive Technologies by Kelly and Smith (2011). By the end of this project, we were able to observe that Skype can be used as a tool for teaching visually-impaired leaners, for it provides them with the opportunity of being digitally literate and of using assistive technologies to learn the English language. | - |
Descrição: dc.description | Este projeto está inserido no âmbito da Linguística Aplicada e tem como objetivo investigar o papel do Skype em Smartphones e Personal Computers como uma mídia alternativa para o ensino de Inglês para alunos com deficiência visual. Este estudo foi realizado dentro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no projeto English for Us oferecido pelo Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras – DALEM. Para que a pesquisa fosse desenvolvida, uma entrevista foi aplicada à estes alunos. Após essa etapa, os aprendizes tiveram aulas de inglês por meio do Skype, e em seguida foram entrevistados para obtermos uma avaliação do processo. A pesquisa foi conduzida com uma fundamentação teórica dos conceitos de Letramento Digital (Lankshear; Knobel, 2005), Letramento Móvel (WEST ; VOSLOO, 2013), Disontogêneses (Vygotsky, 1993 apud RODINA 2006), e Tecnologias Assistivas (Kelly; Smith, 2011). No final do projeto, pudemos observar que Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), como o Skype, pode e deve ser utilizada como uma ferramenta para o ensino de inglês para pessoas com deficiência visual. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras Português/Inglês | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Smartphones | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Smartphones | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | The use of Skype on smartphones in the teaching of english to the visually-impaired | - |
Título: dc.title | O uso do Skype em smartphones no ensino de inglês para pessoas com deficiência visual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: