Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
Autor(es): dc.contributor | Sobjak, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça | - |
Autor(es): dc.creator | Bonfim, Denise Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:04:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:04:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25851 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667094 | - |
Descrição: dc.description | This paper proposes to clarify the current educational challenges, in the process of structuring mathematical learning, together with the importance of employing digital technologies, in times of pandemic. The objective of this research is to investigate problems related to the teaching of mathematics, as well as to present suggestions for improvement in the knowledge construction process, proposing the use of technological tools. The methodology used was the bibliographic survey, related to the theme of this work, highlighting results, such as the entry of technology in the educational context, the need for a quick adaptation and the importance of mathematics, linked to the lived eality. For a country's socioeconomic development,responsible public measures are needed, valuing education professionals, using technology in favor of the country's progress, making it possible to leave a shameful educational position at the international level. The work seeks educational solutions taken in pandemic times, in Brazilian states, and the technological impact on contemporary education. It can be stated that the appropriation of technological and mathematical knowledge is indispensable to exchange the educational scenario, contributing to student development. It is also concluded that, despite the disorders arising from the world pandemic, it was a remarkable opportunity for the insertion of technological tools in the school environment, breaking inexorable traditional connections. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho propõe a elucubração dos desafios educacionais vigentes, no processo da estruturação da aprendizagem matemática, junto à importância da empregabilidade de tecnologias digitais, em tempos de pandemia. O objetivo desta pesquisa é investigar problemas relacionados com o ensino da matemática, bem como apresentar sugestões de melhoria no processo de construção do conhecimento, propondo a utilização das ferramentas tecnológicas. A metodologia empregada foi o levantamento bibliográfico, relacionado ao tema desta obra, destacando resultados, como a entrada da tecnologia no contexto educacional, a necessidade de uma rápida adaptação e a importância da matemática, atrelada a realidade vivida. Para o desenvolvimento socioeconômico de um país, são necessárias medidas públicas responsáveis, valorizando os profissionais da educação, utilizando a tecnologia a favor do progresso do país, sendo possível sair de uma vergonhosa posição educacional em nível internacional. O trabalho busca soluções educacionais tomadas em tempos pandêmicos, em estados brasileiros, e o impacto tecnológico na educação contemporânea. Pode-se afirmar, que a apropriação dos conhecimentos tecnológicos e matemáticos são indispensáveis para permutar o cenário educacional, contribuindo para o desenvolvimento discente. Conclui-se também, que apesar dos transtornos oriundos da pandemia mundial, foi uma notável oportunidade de inserção das ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, quebrando conexões tradicionais inexoráveis. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epidemias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Efeito das inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epidemics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Effect of technological innovations on | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Desafios contemporâneos no processo de ensino aprendizagem: a construção do conhecimento matemático, alicerçado e fundamentado por meio das tecnologias em tempos de pandemia | - |
Título: dc.title | Contemporary challenges in the teaching learning process: the construction of mathematical knowledge, grounded and grounded through technologies in times of pandemic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: