Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Rejane Barbosa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Schneider, Eduarda Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Prestes, Dirce Coronado | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Rejane Barbosa de | - |
Autor(es): dc.creator | Ferronatto, Josiane Antonina Spielmann | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:04:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:04:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15650 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667084 | - |
Descrição: dc.description | Environmental Education aims to sensitize society for understanding the dimension of the environment in which we live, linking the direct relationship of man with nature. This paper aims to present the actions developed by teachers on the theme of Environmental Education, in the teaching of Elementary School Sciences of Santa Helena, Paraná. The importance of the teacher in the mediation of environmental education is presented, highlighting the importance of these questions and their interdisciplinarity in elementary school, in order to make them critical citizens and responsible for the environment. A questionnaire was applied to 7 teachers of publicschool in the urban area of Santa Helen -PR. The themes approached about the environment are developed in the school through projects and pedagogical activities and directed to the Conservationist and Pragmatic aspects. Schools develop Environmental Education through practical classes, outings, lectures, games, lectures, and recreational activities, enabling essential practices in early childhood education and addressing the preservation of the environment. However, the study showed the need for schools to try to expand interdisciplinarity in the developed EE projects and practices, as well as the search for the construction of critical sense of students | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Descrição: dc.description | A Educação Ambiental (EA) tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para compreensão e a dimensão do meio em que vivemos, entendendo a relação direta do homem com a natureza. O presente trabalho tem por finalidade apresentar as ações desenvolvidas pelos docentes na temática de Educação Ambiental, no ensino de Ciências do Ensino Fundamental I do município de Santa Helena, Paraná. Apresentase a importância do professor na mediação da educação ambiental, destacando a importância desses questionamentos e sua interdisciplinaridade no ensino fundamental, a fim de torná-los cidadãos críticos e responsáveis pelo ambiente. Foi aplicado um questionário a 7 professores da disciplina de Ciências da rede pública na área urbana de Santa Helena -PR. Os temas abordados sobre meio ambiente são desenvolvidos na escola por meio de projetos e atividades pedagógicas e direcionados às vertentes Conservacionista e Pragmática. As escolas desenvolvem a Educação Ambiental por meio de aulas práticas, passeios, palestras, brincadeiras, aulas expositivas, jogos e atividades lúdicas, possibilitando práticas essenciais na educação infantil e abordando a preservação do meio ambiente. Contudo, o estudo demonstrou a necessidade de as escolas tentarem ampliar a interdisciplinaridade nos projetos e práticas da EA desenvolvidas, bem como a busca pela construção do senso crítico dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Santa Helena | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | A educação ambiental no ensino de ciências das séries iniciais das escolas públicas na área urbana do município de Santa Helena-PR | - |
Título: dc.title | Environmental education in the teaching of science in the initial grades of public schools in the urban area of Santa Helena-PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: