Elementos valorizados por professores de matemática na elaboração e implementação de tarefas no contexto da álgebra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391-
Autor(es): dc.contributorBaldini, Loreni Aparecida Ferreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4552882922342231-
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.contributorBaldini, Loreni Aparecida Ferreira-
Autor(es): dc.contributorCyrino, Marcia Cristina de Costa Trindade-
Autor(es): dc.contributorRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
Autor(es): dc.creatorVieira, Anna Flávia Magnoni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:04:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:04:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3538-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667081-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Uma proposta de tarefas com potencial para atribuição de significado em álgebra-
Descrição: dc.descriptionIn the present study we have investigated elements valued by Mathematics teachers, in moments of elaboration and implementation of exercises in the context of Algebra. For the development, the researcher participated in study meetings and followed the classes of participants of a group of studies in progress since 2013. Data for this research were collected in meetings held in 2017, during which time the group had the participation of five teachers who worked in public schools. The field diary, audio recordings of the group meetings, written records by the teachers involved and the students' written output from the implementation of the exercises were used as instruments for gathering information. The analysis was qualitative of an interpretative nature and had as theoretical presuppositions aspects related to the work with exercises in Mathematics classes, in articulation with assumptions for the Teaching of Algebra in the final years of Elementary School. The following elements were identified by the teachers in this process: the constitution of a suitable environment for mathematical learning; the maintenance of the level of cognitive demand of the exercises and the attribution of meanings to the algebraic operations.-
Descrição: dc.descriptionNo presente estudo investigamos elementos valorizados por professores de Matemática, em momentos de elaboração e implementação de tarefas no contexto da Álgebra. Para o desenvolvimento, a pesquisadora participou de encontros de estudos e acompanhou as aulas de participantes de um grupo de estudos em andamento desde 2013. Os dados para esta pesquisa foram coletados em encontros realizados em 2017, período em que o grupo contou com a participação de cinco professores que trabalhavam em escolas públicas. Foram utilizados, como instrumentos para coleta de informações, o diário de campo, gravações de áudio dos encontros do grupo, registros escritos realizados pelos professores envolvidos e a produção escrita dos alunos advinda da implementação das tarefas. A análise realizada foi qualitativa de cunho interpretativo e teve como pressupostos teóricos aspectos relacionados ao trabalho com tarefas em aulas de Matemática, em articulação com pressupostos para o Ensino da Álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental. Foram identificados os seguintes elementos valorizados pelos professores nesse processo: a constituição de um ambiente oportuno para aprendizagem matemática; a manutenção do nível de demanda cognitiva das tarefas e a atribuição de significados à linguagem algébrica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebra - Problemas, questões, exercícios-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectAlgebra - Examinations, questions, etc-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teachers-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleElementos valorizados por professores de matemática na elaboração e implementação de tarefas no contexto da álgebra-
Título: dc.titleElements valorized by mathematics teachers in the elaboration and implementation of exercises in the context of algebra-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.