Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.creator | Murbach, Adriana Maria Sass | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:04:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:04:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18826 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667080 | - |
Descrição: dc.description | The major objects of this paper are Assistance Technology and the Inclusion of students withvisual disabilities. The purpose of this research is to ponder over many technological resources to those students who are moderate or partialvisually impaired, so as they may be able to socialise and administer their abilities and knowledge about plentiful sorts of “multilettering” specially the digital ones. The study is supported by theoreticians such as Tfouni (2010), Magalhães (2012), and Rojo (2009) whom pursue to understand the literacy concepts over a multimodal perspective. The research takes into consideration the assistivetechnology improvements, stimulating the person not only to include theirselves socially speaking but also to read and write. At first, observations are made about the media and its organization of late, connected to the process of accomplishments of those various digital “lettering”. Moreover, the variety of the “lettering” is discussed from a digital and multimodal outlook, also monitoring the social and technological progress, which the student put themselves into a challenging situation that they have to think about what they read, listen and see. Hence, the study samples technological resources that are available for the inclusion of visually impaired people into the society. Software and hardware are examples of how it is possible to identify possibilities for the individual with disability to have autonomy in the society. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como temática as Tecnologias Assistivas e o Processo de inclusão dos alunos com deficiência visual. O objetivo do presente estudo é refletir sobre os mais diversos recursos tecnológicos disponíveis para que os alunos com baixa ou parcial dificuldade de visão possam socializar-se e aplicar suas habilidades e conhecimentos dentre os mais diversos tipos de Multiletramentos, mais especificamente, os digitais. A pesquisa, de abordagem qualitativa e tipo bibliográfico de natureza interpretativa, é sustentada por teóricos como Tfouni (2010), Magalhães (2012) e Rojo (2009), teóricos estes, que buscam interpretar os conceitos de alfabetização e letramento sob uma perspectiva multimodal. Como justificativa, o estudo leva em consideração o avanço das tecnologias assistivas, levando o indivíduo a inserção social e a prática da leitura e escrita. No primeiro momento, são levantadas reflexões sobre a organização das mídias na contemporaneidade, atreladas ao processo de conhecimento dos variados multiletramentos digitais. Na segunda etapa, discutem-se as novas formas de letramento, a partir de uma visão digital e multimodal, a qual ocorra de maneira dinâmica, acompanhando os avanços sociais e tecnológicos, onde o aluno se vê desafiado a refletir sobre aquilo que vê, lê ou ouve. Por fim, a pesquisa apresenta alguns recursos tecnológicos disponíveis para a inserção dos deficientes visuais na sociedade. Por meio de exemplos, como softwares e hardwares, é possível identificar possibilidades específicas para que o sujeito com deficiência tenha plenitude e autonomia na sociedade em que vive. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | People with visual disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | As tecnologias assistivas e o processo de inclusão dos alunos com deficiência visual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: