Meritocracia no serviço público brasileiro: alguns tópicos para reflexão

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRasoto, Armando-
Autor(es): dc.creatorMachado, Rosemeire Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:04:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:04:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21290-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667045-
Descrição: dc.descriptionThe theme broach relates to the area of Strategic Planning applied to the Public Management and tries, through a study on human resources, improve the efficiency of public service delivery through the implementation of meritocracy, a system that encourages workers to the constant search for better results. Briefly, the application of meritocratic system would occur by the institution of awards or bonuses for servers that produce more and to achieve certain goals and impose periodic participation in refresher courses and learning relating to the duties of the office, as well as performance evaluations. The work begins with the definition of meritocracy, of history's explanation of their occurrence and origin of the term, a neologism created in 1958 by Michael Young Dunlopp. At this time also seeks to demonstrate that the meritocracy is as applicable in the private sector (private companies) as and at the different departments in the public sector (education, health, public security and judicial). Later, this system features are identified in certain moments in history and government, nationally and internationally. In the form of chapters relevant to the topic, this ideology was confronted with issues that are related and influence, positively or negatively (performance evaluations, the constitutional principle of equality, public and private, culture of the relationships, nepotism and officials). In this development were presented successful examples of meritocratic practices in public service, particularly in education. Then, they were cited positive results obtained through managements based on meritocratic culture in multinational companies. After a brief analysis of the Brazilian public service, explained to the benefits that the adoption of this system in public management can bring to the government and therefore to society.-
Descrição: dc.descriptionO tema em abordagem relaciona-se à área de Planejamento Estratégico aplicado à Gestão Pública e intenta, através de um estudo ligado a recursos humanos, melhorar o grau de eficiência da prestação dos serviços públicos por meio da implantação da meritocracia, sistema que estimula nos trabalhadores a constante busca por melhores resultados. Resumidamente, a aplicação do sistema meritocrático ocorreria pela instituição de prêmios ou bonificações aos servidores que produzissem mais e alcançassem determinados objetivos, além de impor a participação periódica em cursos de reciclagem e aprendizagens relativas às atribuições do cargo, bem como a avaliações de desempenho. O trabalho inicia-se com a definição de meritocracia, explanação dos episódios históricos de sua ocorrência e a origem do termo, neologismo criado em 1958 por Michael Dunlopp Young. Nesse momento busca-se também demonstrar que a meritocracia é aplicável tanto no setor privado (empresas privadas), quanto nas diversas searas do setor público, (educação, saúde, segurança pública e judiciário). Posteriormente, são identificados traços desse sistema em determinados governos e momentos na história, nacional e internacional. Sob forma de capítulos pertinentes ao tema, essa ideologia foi confrontada com assuntos que se relacionam e a influenciam, positiva ou negativamente (avaliações de desempenho, princípio constitucional da isonomia, público e privado, cultura relacional e nepotismo e funcionalismo público). Nesse desenvolvimento apresentaram-se exemplos bem-sucedidos de práticas meritocráticas no serviço público, sobretudo na área da educação. Em seguida, foram citados resultados positivos obtidos através de gestões baseadas na cultura meritocrática em multinacionais. Após breve análise do serviço público brasileiro, explanou-se sobre os benefícios que a adoção desse sistema na gestão pública pode trazer para a administração pública e, consequentemente, para a sociedade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectServiço público - Administração de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectServiço público - Produtividade do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectPadrões de desempenho - Servidores públicos-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic planning-
Palavras-chave: dc.subjectCivil service - Personnel management-
Palavras-chave: dc.subjectCivil service - Labor productivity-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance standards - Officials and employees-
Palavras-chave: dc.subjectEmployee motivation-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Pública Municipal-
Título: dc.titleMeritocracia no serviço público brasileiro: alguns tópicos para reflexão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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