Programa de residência pedagógica: autonarrativa de regências de aulas em química e subsídios formativos docentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, Alcioni Galdino-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Márcia Camilo-
Autor(es): dc.contributorVieira, Alcioni Galdino-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Márcia Camilo-
Autor(es): dc.contributorSouza, Aguinaldo Robinson de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Andressa Algayer da-
Autor(es): dc.creatorGallo, Ananda Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:03:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:03:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24743-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667020-
Descrição: dc.descriptionO Programa de Residência Pedagógica visa formar o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática da profissão docente, com imersão na escola, utilizando de coleta e análise de dados, diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem. Objetivou-se nesta pesquisa produzir uma autonarrativa de regências de aulas desenvolvidas por uma Licencianda em Química durante um Programa de Residência Pedagógica para identificar subsídios formativos para a profissão docente. Na metodologia qualitativa, caracterizada como estudo de campo, exploratória e descritiva, priorizou-se o tipo de pesquisa documental e narrativa. Para isso, foram utilizados documentos pessoais escritos durante o PRP pela autora deste Trabalho de Conclusão de Curso, tais como: diários de aulas, planejamentos de ensino e relatórios. As narrativas apresentadas neste trabalho referem-se às 112,56 horas relógio de regências de aulas concluídas pela autora da pesquisa, no período de 18 (dezoito) meses durante o referido Programa. As regências possibilitaram o contato com várias abordagens teóricas e metodológicas de ensino e de aprendizagem, auxiliando na escolha de um jogo didático para ser utilizado durante a Intervenção Pedagógica. Essa dinâmica contribuiu com a formação docente da autora do trabalho, pois permitiu vivenciar e observar na prática docente o como utilizar diferentes jogos didáticos. No final, os resultados obtidos proporcionaram fazer análises e reflexões de modo qualitativo a respeito dos subsídios formativos adquiridos para a prática docente. Assim, todas as regências efetivadas culminaram em aprendizagens das formas de elaborar e executar planejamentos de ensino, organizar a sala de aula, colaborar e trabalhar em grupo, bem como em reflexões acerca de cada aula lecionada, ajudando a pensar em melhorias da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa (Retórica)-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectNarration (Rhetoric)-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titlePrograma de residência pedagógica: autonarrativa de regências de aulas em química e subsídios formativos docentes-
Título: dc.titlePedagogical residency program: self-narrative of chemistry class regents and teaching training grants-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.