Síndrome de Down: materiais interativos no ensino da educação nutricional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrasson, Antonio Carlos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4888650601323596-
Autor(es): dc.contributorKopruszynski, Cíbele Pereira-
Autor(es): dc.contributorMatos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
Autor(es): dc.contributorCanteri, Maria Helene-
Autor(es): dc.contributorFrasson, Antonio Carlos-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Marina Ferreira Araujo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:03:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:03:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2722-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666994-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Produção técnica-
Descrição: dc.descriptionNutritional counseling with children with Down Syndrome (DS) is the way to improve eating disorders, requiring educational tools that help them in a practical way, stimulating the meaningful learning of these children. However, the food pyramid demonstrates in a generalized way the food proportions that the population must follow in order to have a balanced diet, in this sense, to emphasize the importance of differentiated methodologies for the teaching of nutritional education for children with DS are necessary when we analyzed the genetic pre-dispositions of these children in developing chronic noncommunicable diseases such as diabetes mellitus, systemic arterial hypertension, obesity, cholesterolemias, which can be treated or prevented by changing eating habits. Early stimulation is an ally in meaningful learning about nutrition education, since the earlier the healthy foods are presented to children with DS, the more stimulated they will be in practicing change in eating behavior, improving their health. The process of socialization and teaching learning of children with disabilities in the school environment requires a differentiated teaching that fosters psychomotor development, enhancing interpersonal relationships. Based on this significant evolution of the child with SD, the interactive materials for the teaching of nutritional education aimed at children with DS, promotes the joining of meaningful learning through meaningful learning focused on nutritional education, consequently changing eating habits, improving health and preventing DCNT. The present work had as objective to elaborate a methodology of interactive materials for the teaching of the nutritional education directed to the children with SD.-
Descrição: dc.descriptionPercebe-se que uma orientação nutricional com as crianças com Síndrome de Down (SD) é o caminho para melhorar os distúrbios relacionados à alimentação, necessitando de ferramentas educacionais que os auxilie de forma prática, estimulando a aprendizagem significativa destas crianças. Contudo, a pirâmide dos alimentos demonstra de maneira generalizada, as proporções alimentares que a população deve seguir para ter uma alimentação equilibrada, neste sentido, ressaltar a importância de metodologias diferenciadas para o ensino da educação nutricional voltada às crianças com SD fazem-se necessário quando analisamos as pré-disposições genéticas destas crianças em desenvolverem doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como: diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, colesterolemias, patologias estas que podem ser tratadas ou prevenidas com a mudança nos hábitos alimentares. A estimulação precoce é uma aliada na aprendizagem significativa sobre a educação nutricional, visto que, quanto mais precoce os alimentos saudáveis forem apresentados às crianças com SD, mais estimuladas elas serão em praticarem a mudança no comportamento alimentar melhorando a sua saúde. O processo de socialização e ensino aprendizado das crianças com deficiência no âmbito escolar necessita de um ensino diferenciado que as impulsionem o desenvolvimento psicomotor, potencializando as relações interpessoais. Fundamentados nesta evolução significativa da criança com SD os materiais interativos para o ensino da educação nutricional voltado as crianças com SD, promove a junção da aprendizagem significativa através da aprendizagem significativa focado na educação nutricional, consequentemente a mudança nos hábitos alimentares melhorando a saúde e prevenindo as DCNT. O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma metodologia de materiais interativos para o ensino da educação nutricional voltado as crianças com SD.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDown, Síndrome de-
Palavras-chave: dc.subjectEstimulação precoce (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectMultímidia interativa-
Palavras-chave: dc.subjectAconselhamento em nutrição-
Palavras-chave: dc.subjectHábitos alimentares-
Palavras-chave: dc.subjectDown syndrome-
Palavras-chave: dc.subjectEarly intervention (Education)-
Palavras-chave: dc.subjectInteractive multimedia-
Palavras-chave: dc.subjectNutrition counseling-
Palavras-chave: dc.subjectFood habits-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleSíndrome de Down: materiais interativos no ensino da educação nutricional-
Título: dc.titleDown Syndrome: interactive materials in the teaching of nutritional education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.