Exploração do texto literário para aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.creatorRosa, Maria de Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:03:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:03:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666981-
Descrição: dc.descriptionThis monograph has as literary technique and pedagogy to arouse interest and to provide the development of knowledge in the discipline of science. His conquest gave him a school manual of São José dos Campos, in the interior of the State of São Paulo. Two methods of research, bibliographic research and field research were explored. The monograph provides a reading of the learning source of the 21st century teacher’s ability to develop strategies that stimulate reading só that it can become a habit in the student’s life, lead him to seek information and to get to the relationships between them. Theoretical concepts and everyday life. It was based on theoretical sources, such as those that point out the importance and importance of the action for the formation of the individual. Starting from the hypothesis: can literary texts help teachers to work on scientific content? What follows is the information medium organized in bibliographic productions and the application of a qualitative questionnaire.-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia tem como temática o texto literário como instrumento pedagógico para despertar o interesse e facilitar o desenvolvimento da aprendizagem na disciplina de ciências. A sua realização deu-se em uma unidade escolar de São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo. Foram utilizados dois métodos de pesquisa, a exploratória bibliográfica e pesquisa de campo. A monografia traz à tona a leitura como fonte de aprendizagem científica e a necessidade do professor do século XXI desenvolver estratégias que incentivem a leitura, para que este ato possa tornar um hábito na vida do estudante, fazendo com que ele busque informações e consiga fazer relações entre os conceitos teóricos com a vida cotidiana. Foi embasada em fontes teóricas, as quais apontam a necessidade e importância do procedimento leitor para a formação do indivíduo. Partiu-se das hipóteses: O ensino de ciências pode ter sucesso apenas com a leitura? Os textos literários podem ajudar os professores a trabalhar conteúdos de ciências? A investigação seguiu por meio de informações dispostas em produções bibliográficas e aplicação de questionário qualitativo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectReading promotion-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleExploração do texto literário para aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental-
Título: dc.titleExploration of the literary text for the scientific learning in the final years of elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.