Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.creator | Zuck, Débora Villetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:03:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:03:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21196 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666925 | - |
Descrição: dc.description | The present study focuses on understanding the contributions brought up by Critical Didactics for teacher education. In order to do so, we depart from the review of literature that tackles what didactics is and what its relationship with teacher education is within the theoretical-practicum context. This review also regards the conception and application of the teaching and learning process. The study sheds light on an object of study that is intertwined not to merely technical issues, but of political-pedagogical nature, entrenched to social relations. Therefore, it is believed that didactics is oriented. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho objetiva compreender as contribuições da Didática Crítica para a formação de professores. Para tanto, a partir de revisão bibliográfica, aborda o que é didática e qual sua relação com a formação docente, no âmbito teórico-prático, quanto à concepção e operacionalização do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um objeto de estudo atrelado a questões não meramente técnicas, mas de cunho político-pedagógico, imbricado em relações sociais. Logo, compreende-se que a didática é orientada por determinados fundamentos teórico-metodológicos, e componente indispensável na formação docente e na prática pedagógica. Uma vez que a didática não é neutra e se vincula a determinados objetivos e finalidades da educação, sinaliza-se para a relevância da Didática Crítica, portanto, como meio de resistência e luta imprescindível nos dias atuais para o desenvolvimento da consciência político pedagógica do professor, comprometido com a transmissão e apropriação de formas mais elaboradas de conhecimentos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos eTécnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers - In-service training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Didática crítica: fundamentos teórico-metodológicos e contribuições para a formação docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: