Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Larcher, José Valter Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Larcher, José Valter Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Pozenato, Chirlei Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Conterno, Rayana Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Verginaci, Caroline Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:03:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:03:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14563 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666921 | - |
Descrição: dc.description | This work is entitled "Analysis of Physical Accessibility in Municipal Public Schools of Clevelândia-PR, According to NBR 9050". The general objective is to analyze the accessibility of public schools in the urban area in the city of Clevelândia-PR, according to the NBR 9050 / 2015- accessibility to buildings, furniture, urban spaces and equipment, reporting problems encountered and proposing solutions to the most frequente problems. Much has been said about accessibility lately, since the right of every citizen to come and go as laid down by law must be guaranteed. The Brazilian standard that sets standards regarding accessibility is the NBR 9050/2015. Basedon this standard it was drawn up a checklist to make the analysis of accessibility in Municipal Public Schools of Clevelândia-PR that are object of study in this work. In order for the Post-Occupancy Assessment to be valid, a questionnaire was applied to the professional whot each in these schools. Through the data collection carried out in schools, it was possible to perceive that the great majorit is far from being considered accessible, since the most frequente problems are in relation to rest rooms, stairs and ramps. This is due to the fact that the schools in question are old and have not under gone any significant form in recente years, but there is evidence that thinking is changing and that accessibility is becoming a concern when designing or renovating buildings. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como título “Análise da Acessibilidade Física das Escolas Públicas Municipais de Clevelândia-PR”. O objetivo geral é analisar a acessibilidade das escolas públicas municipais da zona urbana na cidade de Clevelândia-PR, de acordo com a NBR 9050/2015- Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, relatando problemas encontrados e propondo soluções para os mais frequentes. Muito se tem falado em acessibilidade ultimamente, visto que o direito de ir e vir de todo cidadão previsto por lei precisa ser garantido. A norma brasileira que estabelece os padrões quanto à acessibilidade é a NBR 9050/2015. Com base nesta norma elaborou-se um checklist para fazer a análise da acessibilidade nas Escolas Públicas Municipais de Clevelândia- PR que são objeto de estudo deste trabalho. Para que a Avaliação de Pós-Ocupação tivesse validade, aplicou-se um questionário aos profissionais que lecionam nestas escolas. Através do levantamento de dados realizado nas escolas, foi possível perceber que a grande maioria está longe de ser considerada acessível, visto que os problemas mais frequentes são em relação a sanitário, escadas e rampas. Isto se deve ao fato, principalmente das escolas em questão serem antigas, e não terem passado por nenhuma reforma significativa nos últimos anos, porém há indícios de que o pensamento está mudando e que a acessibilidade está se tornando uma preocupação na hora de projetar ou reformar edificações existentes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios públicos - Projeto de acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Normas técnicas (Engenharia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public buildings - Barrier-free design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Standards, Engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | People with disabilities - Orientation and mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Análise da acessibilidade física das escolas públicas municipais de Clevelândia - PR | - |
Título: dc.title | Analysis of physical accessibility of municipal public schools Clevelândia - PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: