Concepção e avaliação experimental de uma bancada estacionária para a análise do rendimento térmico de radiadores de veículos pesados

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Autor(es): dc.contributorAlves, Thiago Antonini-
Autor(es): dc.contributorhttp://orcid.org/0000-0003-2950-7377-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0763708094190677-
Autor(es): dc.contributorBehainne, Jhon Jairo Ramirez-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-2034-0411-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7698157175001504-
Autor(es): dc.contributorAlves, Thiago Antonini-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-2950-7377-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0763708094190677-
Autor(es): dc.contributorSantos, Gerson Henrique dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0407596573800004-
Autor(es): dc.contributorBehainne, Jhon Jairo Ramirez-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-2034-0411-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7698157175001504-
Autor(es): dc.contributorSilva, João Batista Campos-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-7812-6357-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2164394495032150-
Autor(es): dc.creatorMachado Filho, Marcelo Correa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:03:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:03:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25352-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666900-
Descrição: dc.descriptionAutomotive radiators are heat exchangers used in cooling systems of internal combustion engines of large and small vehicles. Depending on which way the transport of the thermal energy to the radiator´s surrounding occurs, the engine’s efficiency, the exhaust gas emission and the fuel consumption could be influenced. Experimental data of automotive radiator performance, mainly of those installed in heavy duty vehicles, are poorly reported in the literature. In this context, the present work brings the design, assembly and experimental assessment of a stationary bench system to study the thermal performance of a truck´s radiator that uses water heated up to different temperatures to be cooled by using room air crossing at several velocities. Results related to the thermal performance of the radiator were in agreement with simulations obtained from a mathematical model available in the literature as well as with experimental data previously reported by other authors. The experimental apparatus here assembled and tested looks for to contribute in knowing further about the operation of modern radiators that have fins with symmetrical louvers in their configuration, increasing the heat exchange with surroundings and decreasing both the weight and the pressure drop during the passage of the cooling air flow.-
Descrição: dc.descriptionRadiadores automotivos são trocadores de calor utilizados em sistemas de arrefecimento dos motores de combustão interna de veículos de pequeno e de grande porte. Dependendo da maneira como acontece o transporte da energia térmica para o ambiente, os radiadores podem influenciar a eficiência do motor, alterando a composição de gases do efeito estufa e outros poluentes atmosféricos, bem como a economia no consumo de combustível. Dados experimentais do rendimento térmico de radiadores automotivos, principalmente daqueles instalados em veículos pesados, são pouco relatados na literatura. Nesse contexto, o presente estudo projeta, instala e avalia experimentalmente uma bancada estacionária para a análise do desempenho térmico de um radiador de caminhão, utilizando água a temperaturas de entrada variáveis para ser arrefecida com diferentes velocidades da corrente de ar atmosférico. Os resultados do desempenho térmico do radiador testado na bancada estacionária concebida foram confrontados com simulações realizadas a partir de modelo matemático disponível na literatura e com dados experimentais reportados por outros pesquisadores, obtendo-se resultados satisfatórios. A pesquisa contribui no aprofundamento do conhecimento relacionado à caracterização operacional de radiadores modernos, especificamente, daqueles que possuem aletas com venezianas simétricas, uma configuração que reduz o peso, aumenta a troca térmica com o ambiente e diminui a perda de pressão durante o escoamento do ar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPermutadores térmicos-
Palavras-chave: dc.subjectRefrigeração-
Palavras-chave: dc.subjectMotores a diesel-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria automobilística-
Palavras-chave: dc.subjectHeat exchangers-
Palavras-chave: dc.subjectRefrigeration and refrigerating machinery-
Palavras-chave: dc.subjectDiesel motor-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobile industry and trade-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleConcepção e avaliação experimental de uma bancada estacionária para a análise do rendimento térmico de radiadores de veículos pesados-
Título: dc.titleAssembly and experimental assessment of a stationary bench system to study the thermal performance of radiators used in heavy duty vehicles-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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