A química também está na cozinha: truques populares da internet e suas potencialidades para alfabetização científica e tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBocardi, Juliane Maria Bergamin-
Autor(es): dc.contributorBocardi, Juliane Maria Bergamin-
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Elias Lira dos-
Autor(es): dc.contributorHeep, Graciela Leila-
Autor(es): dc.creatorSilva, Larissa Aparecida Rosendo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:03:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:03:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25814-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666819-
Descrição: dc.descriptionThe valorization of popular culture and the inclusion of themes such as popular wisdom has gained great prominence in the teaching of different areas of knowledge. Thus, the present work aims to highlight potentialities, for the formation of a critical and participative citizen, that may exist in the approach of the popular knowledge of domestic cooking in the Teaching of Chemistry, through the collection of articles on the theme, identification of the scientific knowledge that underlies them, and evaluation of the potential of this material for Scientific and Technological Literacy. For this purpose, articles published on the internet that dealt with popular wisdom home cooking tips and tricks were collected through the Google search platform, aiming to integrate technologies and out­of­school knowledge. It is understood that both are extremely relevant in the teaching and learning process, as they encompass precepts of Scientific Literacy and the possibility of articulation with the Teaching of Chemistry. It was found, throughout the work, that the analyzed material constitutes an excellent resource for a more contextualized teaching and learning process, which encourages critical thinking, decision making, and issuing value judgments, meeting the requirements proposed by ACT and official documents, being applicable at various levels of education.-
Descrição: dc.descriptionA valorização da cultura popular e a inclusão de temáticas como a sabedoria popular tem ganhado grande destaque no ensino das diferentes áreas de conhecimento. Assim, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar potencialidades, para a formação de um cidadão crítico e participativo, que possam existir na abordagem dos saberes populares de culinária doméstica no Ensino de Química, por meio da coleta de artigos sobre o tema, identificação dos conhecimentos científicos que os fundamentam, e avaliação das potencialidades desse material para a Alfabetização Científica e Tecnológica. Para tanto, foram coletados, através da plataforma de pesquisa Google, artigos divulgados na internet que tratassem de truques e dicas de culinária doméstica da sabedoria popular, visando integrar tecnologias e conhecimento extraescolar. Compreende-se que ambos são de extrema relevância no processo de ensino e aprendizagem, por abrangerem preceitos da Alfabetização Científica e pela possibilidade de articulação com o Ensino de Química. Verificou-se ao longo do trabalho, que o material analisado constitui um excelente recurso para um processo de ensino e aprendizagem mais contextualizado, que incentive o pensamento crítico, a tomada de decisões, e emissão de juízos de valores, atendendo os requisitos propostos pela ACT e pelos documentos oficiais, sendo aplicável nos vários níveis de ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectPopular culture-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleA química também está na cozinha: truques populares da internet e suas potencialidades para alfabetização científica e tecnológica-
Título: dc.titleChemistry is also in the kitchen: popular internet tricks and their potential for scientific and technological literacy-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.