Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carati, Emerson Giovani | - |
Autor(es): dc.contributor | Carati, Emerson Giovani | - |
Autor(es): dc.contributor | Stein, Carlos Marcelo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Jean Patric da | - |
Autor(es): dc.creator | Novais, Hiago Henrique Borigoto de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:03:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:03:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15012 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666784 | - |
Descrição: dc.description | This paper presents an analysis and comparison of maximum power point tracking techniques (MPPT) for photovoltaic systems. Initially, it describes the operating characteristics of a solar panel or module and its modeling for simulation and implementation. Then, a system is presented for conditioning the power generated by a solar module using the DC-DC Boost converter, based on the Solar Explorer Kit by Texas Instruments, which is the platform used to obtain the experimental results in this paper. The maximum power point tracking techniques "perturb and observe", "incremental conductance" and "fuzzy logic" are compared using computer simulations and implementation in the educational platform mentioned above. The simulation of the system was made using the software PSIM®, and practical implementation was made using the Solar Explorer Kit. The techniques were compared considering the tracking time and the final power value. The technique "fuzzy logic" presented higher tracked values and faster tracking time in cases of increasing solar radiation both in simulations and experimental results, and the technique "incremental conductance" presented faster tracking time in cases of decreasing solar radiation. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma análise e comparação de técnicas de rastreamento do ponto de máxima potência (MPPT) para sistemas fotovoltaicos. Inicialmente, são descritas as características de operação de um painel ou módulo solar e realizada sua modelagem para simulação e implementação. Em seguida, é apresentado um sistema para condicionamento da potência gerada por um módulo solar utilizando o conversor CC-CC Boost, baseado no conjunto didático Solar Explorer Kit do fabricante Texas Instruments, plataforma utilizada para obtenção de resultados experimentais neste trabalho. São comparadas através de simulações computacionais e implementação no conjunto didático as técnicas de rastreamento do ponto de máxima potência “perturbação e observação”, “condutância incremental” e “lógica Fuzzy”. A simulação do sistema foi feita utilizando o software PSIM®, e para implementação prática foi utilizado o Solar Explorer Kit. As técnicas foram comparadas quanto ao tempo para rastreamento e valor final rastreado. A técnica “lógica Fuzzy” apresentou maiores valores rastreados e maior tempo de rastreamento para casos de aumento de irradiação solar tanto nas simulações quanto nos resultados experimentais, e a técnica “condutância incremental” apresentou maior tempo de rastreamento para casos de diminuição da irradiação solar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Elétrica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Elétrica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de energia fotovoltaica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrônica de potência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica difusa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photovoltaic power systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Power electronics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fuzzy logic | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
Título: dc.title | Análise e implementação de técnicas de rastreamento do ponto de máxima potência para sistemas fotovoltaicos | - |
Título: dc.title | Analysis and implementation of maximum power point tracking techniques for photovoltaic systems | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: