Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bittencourt, Paulo Rodrigo Stival | - |
Autor(es): dc.creator | Dalla Vecchia, Silvana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:03:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:03:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22004 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666781 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to discuss the importance of the use of practical activities in chemistry, in the classroom. In this work are presented results from an experimental activity carried in Chemistry through investigative approach. Students received a text contextualized with a problem that could only be solved experimentally, in the complete absence of any previously supplied script. The resolution was developed through the conceptual and procedural content matching, which were explained and discussed before the experiment. The students worked in small groups that should propose an experimental procedure to solve the problem. At the end of the experiment, wrote a report. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve por finalidade discutir a importância da utilização, de atividades práticas em Química, na sala de aula. Neste trabalho, são apresentados resultados obtidos a partir de uma atividade experimental de Química desenvolvida por meio da abordagem investigativa. Os alunos receberam um texto envolvendo uma contextualização e um problema que somente poderia ser resolvido experimentalmente, na completa ausência de qualquer roteiro previamente fornecido. A resolução foi desenvolvida por meio do conteúdo conceitual e procedimental correspondentes, que foram explicados e discutidos antes do experimento. Os alunos trabalharam em pequenos grupos que deveriam propor um procedimento experimental para resolver o problema. Ao término do experimento, redigiram um relatório. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem por atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiential learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Determinação do teor de álcool na gasolina por meio da abordagem investigativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: