Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Leonelo Dell Anhol | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4597216569899545 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Luciana Martha | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9969574876271040 | - |
Autor(es): dc.contributor | Merkle, Luiz Ernesto | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Paulo Roberto de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Estevam, Joelma Zambão | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Leonelo Dell Anhol | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Leonardo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:03:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:03:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3914 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666770 | - |
Descrição: dc.description | Currently, the goal of art museums rather than providing an environment for the aesthetic appreciation of the pieces or the celebration of characters, is to provide a critical reflection on their visitors. However, the information needed to position itself before the questions posed by contemporary art is not provided by school education, which leads to reactions such as "is this art?" or "what does this mean?". This project aims to understand, through a case study, how the planning and the realization of mediated visits focused on exchanges of information in the Museum of Contemporary Art of Paraná. As results, we identified points that allow to expand the access to this information. By understanding how these exchanges of information occur, it will be possible to think of mediation programs that encourage dialogue between visitors and art. With this intensified relationship, we expect the development of critical thinking of visitors will be strengthened. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | O objetivo dos museus de arte contemporânea, mais do que proporcionar um ambiente para a apreciação estética das peças ou a celebração de personagens, é o de propiciar uma reflexão crítica em seus visitantes. Porém, a informação necessária para se posicionar perante às questões propostas pela arte contemporânea não é proporcionada pela educação escolar, o que leva às reações como “isto é arte?” ou “o que isto quer dizer?”. Este projeto visa compreender, por meio de um estudo de caso, o modo como ocorre o planejamento e a realização de visitas mediadas que visem trocas de informação no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, objetivando identificar pontos que permitam expandir o acesso a essas informações. Ao compreender como se dão essas trocas de informação, espera-se que seja possível pensar em programas de mediação que incentivem o diálogo entre visitantes e arte. Com essa relação intensificada, espera-se que o desenvolvimento de pensamento crítico dos visitantes seja fortalecido. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu de Arte Contemporânea (PR) - Exposições - Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte moderna - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus - Aspectos educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu de Arte Contemporânea (PR) - Exhibitions - Case studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art, Modern - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museums - Educational aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediation - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Um estudo de caso da mediação proposta para a exposição “Anos 60/70: Um Panorama – Mostra do Acervo” do Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC-PR | - |
Título: dc.title | A case study of the proposed mediation for the exhibition “Anos 60/70: Um Panorama – Mostra do Acervo” of the Museum of Contemporary Art of Parana – MAC-PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: