Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Cleonice Mendes Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Andreotti, Ednéia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:03:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:03:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21859 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666707 | - |
Descrição: dc.description | This work aimed to educate students and employees of Lourdes Pereira Public School, located in Assis - SP, about the risks and negative consequences that irresponsible consumption of paper generates the ecosystem. For a week, without the knowledge of the students, it was collected and weighed the paper found in the trash of 10 classrooms in both elementary and high school, 330 students total. The following week, we show students the data collection carried on and was made a questionnaire aimed at assessing their knowledge on the subject Environmental Education, or more specifically "The reduction of paper consumption." After the questionnaire, the researcher proposed a debate that aimed that the students become aware of the importance of behavioral change in relation to the expense of paper and other products. Sometime later, it was collected and weighed the role derived from these same classrooms. As expected, there was a significant reduction in the cumulative amount proving that the awareness that faces this purpose tend to be effective. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática minimizar o consumo excessivo de papel da Escola Estadual Lourdes Pereira, localizada na cidade de Assis-SP, visualizar os riscos e consequências negativas que podem gerar ao meio ambiente. Primeiramente, sem o conhecimento dos alunos, foi recolhido e pesado o papel provindo do lixo diário de 10 salas de aulas, tanto de ensino fundamental quanto médio, compostas por 330 alunos, durante uma semana letiva. Após esta atividade, apresentou-se aos alunos os dados sobre a coleta e realizou-se a aplicação de um questionário que tinha por objetivo avaliar o conhecimento deles referente ao tema Educação Ambiental, focado em “Diminuição do Consumo de Papel”. Com os dados dos questionários, foi realizada uma abordagem sobre o assunto e proposto um debate, visando a conscientização para a importância da mudança de comportamento em relação ao gasto de papel e outros produtos. Em uma segunda etapa, recolheu-se e pesou-se o papel derivado dessas mesmas salas de aula diariamente, por mais uma semana letiva. Conforme esperado, houve uma redução significativa na quantidade acumulada, indicando que trabalhos de conscientização, voltados a essa finalidade, tendem a ser eficazes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redução de resíduos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Waste minimization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | O uso consciente de papel nas escolas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná ROCA |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: