Estudo da percepção ambiental junto aos alunos de um colégio de ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.contributorBem, Carla Cristina-
Autor(es): dc.contributorMascarenhas, Lilian Marcia Santana-
Autor(es): dc.creatorRamos, Creuza Maria de Jesus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:03:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:03:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22692-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666660-
Descrição: dc.descriptionThis work was based on the environmental perception of the high school students of Getúlio Vargas State College, located in the city of Mata de São João, Bahia, whose purpose is to encourage and motivate individuals to reflect on environmental problems at school and in the community. The importance of this study was to evaluate students’ perceptions regarding the environment and local environmental problems, and after checking the deficiencies on the subject, to apply innovative measures through environmental education, programs, seminars and awareness lectures for all population in order to understand the need to take care of the environment in which they live, and especially the change of habits and attitudes, in order to acquire a better quality of life. The first part presented a literature review providing information on the definition and concepts of environmental perception, the importance of Environmental Education, environment definition and sustainability. Then, a field research questionnaire was carried out addressing subjects related to environmental perception and the environment, applied to 82 high school students. The results were analyzed and the conclusion showed that the environmental perception of the majority of the students is good with reference to the concepts of Environmental Education and Environment, but it is necessary to have environmental education in schools, change of habits and customs to reduce environmental problems and improve the quality of life of citizens. The environmental perception is fundamental to become aware of the world and environment in which we live, being related to learning and sensitization involved in the process of environmental education. Environmental education in the school is indispensable because it encourages students to know the environment in which they live and change attitudes in order to protect and preserve the environment.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a percepção ambiental dos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Getúlio Vargas, localizado no município de Mata de São João, Bahia, cuja finalidade é incentivar e motivar os indivíduos a refletir sobre os problemas ambientais na escola e na comunidade. A importância desse estudo foi realizar uma avaliação sobre a percepção dos alunos em relação ao meio ambiente e os problemas ambientais locais, e após verificar as deficiências sobre o assunto, aplicar medidas inovadoras através de educação ambiental, programas, seminários e palestras de conscientização para toda população a fim de compreenderem a necessidade de cuidar do meio ambiente onde vivem e principalmente a mudança de hábitos e atitudes, para adquirir uma melhor qualidade de vida. Na primeira parte apresentou-se uma revisão de literatura fornecendo informações sobre a definição e conceitos de percepção ambiental, a importância da Educação Ambiental, definição de meio ambiente e sustentabilidade. Em seguida, foi realizado um questionário de pesquisa de campo abordando assuntos relacionados à percepção ambiental e meio ambiente, aplicados para 82 estudantes do ensino médio. Os resultados foram a analisados e a conclusão demonstrou que a percepção ambiental da maioria dos alunos é boa com referência aos conceitos de Educação Ambiental e Meio Ambiente, mas, é preciso ter educação ambiental nas escolas, mudança de hábitos e costumes para diminuir os problemas ambientais e melhorar a qualidade de vida dos munícipes. A percepção Ambiental é fundamental para tomar consciência do mundo e meio ambiente em que vivemos, estando relacionado à aprendizagem e sensibilização envolvidas no processo de educação ambiental. A educação ambiental na escola é indispensável, pois incentiva os alunos a conhecerem o ambiente em que vivem e alterar atitudes a fim de proteger e preservar o meio ambiente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherGestão Ambiental em Municípios-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectQuality of life-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleEstudo da percepção ambiental junto aos alunos de um colégio de ensino médio-
Título: dc.titleStudy of the environmental perception with the students of a high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.