O lúdico como métodos e técnicas de ensino na educação infantil com crianças deficientes intelectuais

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Autor(es): dc.contributorGasparin, Priscila Pigatto-
Autor(es): dc.creatorCampos, Adriana Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:02:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:02:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20914-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666656-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to highlight the importance of playfulness as methods and techniques of teaching learning of children with intellectual disabilities seeking the teacher's role in this process. This study proposes a reading and rereading of the relevant aspects that consider games as a learning process required as well as the applicability of theoretical concepts that give it new meanings; so that your practice contributes to the flexibility of teaching performance, the development of the teaching and learning enjoyable, consequently, understanding the numerous benefits that playing can bring to school, family and social life of children with special needs. To develop the study we chose a literature search, analysis of books, journals and databases, to compare different theories for a better understanding of the topic. Therefore, it was concluded that the play is therapeutic and educational, facilitating the acceptance and the approach of individuals playing together creating an atmosphere of harmony, facilitating communication and establishing the joy of living, overcoming challenges and difficulties.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo evidenciar a importância da ludicidade como métodos e técnicas de ensino na aprendizagem das crianças com deficiência intelectual visando o papel do professor nesse processo. O presente estudo propõe uma leitura e releitura dos aspectos relevantes que consideram as brincadeiras, como processo necessário a aprendizagem, bem como da aplicabilidade de conceitos teóricos que lhe dêem novos significados; de forma que a sua prática contribua para a flexibilização da atuação docente, no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem prazeroso e, consequentemente, a compreensão dos inúmeros benefícios que o brincar pode trazer à vida escolar, familiar e social da criança com necessidades especiais. Para o desenvolvimento do estudo optou-se por uma pesquisa bibliográfica, da análise de livros, periódicos e banco de dados, no sentido de confrontar teorias diferentes para uma melhor compreensão do tema. Assim sendo, pode-se constatar que o brincar é terapêutico e pedagógico, facilitando a aceitação e a aproximação dos indivíduos, que brincam juntos criando um clima de harmonia, facilitando a comunicação e estabelecendo a alegria da convivência, superando desafios e dificuldades.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças deficientes-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiências do desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectChildren with disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopmental disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleO lúdico como métodos e técnicas de ensino na educação infantil com crianças deficientes intelectuais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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