Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7459-3780 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9516464037261848 | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Adriane Marie Salm | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9997774512162913 | - |
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7459-3780 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9516464037261848 | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Marcos Cesar Danhoni | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3724-5373 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6514146095003486 | - |
Autor(es): dc.contributor | Malacarne, Vilmar | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5222-4722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2174433445359774 | - |
Autor(es): dc.creator | Migliorini, Rafaela Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:02:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:02:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5284 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666617 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Joseph Wright e a Gruta das Encantadas - Caderno didático para o ensino de ciências | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is a research with a qualitative, exploratory, descriptive and applied approach, which aims to investigate the potential of an interrelated proposal for science teaching. Thinking about promoting scientific and visual literacy through image reading, therefore, we selected four paintings by the painter Joseph Wright that represent a cave near Naples (ITA) painted in 1774, and three photos of the Gruta das Encantadas-Ilha do Mel Paraná -BR. From the selection of photos and screens, we developed 4 didactic sequences for the teaching of Sciences focused on the second cycle of elementary education, based on the thematic caves which was applied to students of the shift at the João XXIII Institute, an institution that serves children and teenagers in the city of Ponta Grossa. Data collection took place through observations, audio recordings, photographic records and materials produced by students. The main results showed that, when problematizing and reading Joseph Wright's canvases and the photographs of Gruta das Encantadas, it was an effective strategy to provide scientific knowledge, develop image reading skills, and reestablish the connection between science and arts. By providing this knowledge, personal development, rationality, sensitivity, creativity and environmental awareness among students were also made possible, mainly focused on the protection of cave environments. Based on these results, we prepared a didactic notebook for the teacher, with the purpose of offering suggestions for classroom work and disseminating practices involving works of art, photographs and cave environments for the development of artistic and scientific knowledge. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e aplicada, que tem como objetivo investigar as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências. Pensando em promover a alfabetização científica e visual a partir da leitura de imagem, sendo assim, selecionamos quatro telas do pintor Joseph Wright que representam uma gruta perto de Nápoles (ITA) pintada em 1774, e três fotos da Gruta das Encantadas-Ilha do Mel Paraná-BR. A partir da seleção das fotos e das telas, desenvolvemos 4 sequências didáticas para o ensino de ciências voltada para segundo ciclo do ensino fundamental, baseada na temática grutas a qual foi aplicada com estudantes do contra turno no Instituto João XXIII, instituição que atende crianças e adolescentes na cidade de Ponta Grossa. A coleta de dados se deu por meio de observações, gravações em áudios, registros fotográficos e dos materiais produzidos pelos estudantes. Os principais resultados evidenciaram que ao problematizar e realizar a leitura das telas de Joseph Wright e das fotografias da Gruta das Encantadas, foi uma estratégia eficaz para proporcionar o conhecimento no âmbito científico, desenvolver habilidades de leitura de imagem, de maneira e reestabelecer a ligação entre ciências e artes. Ao proporcionar estes conhecimentos possibilitou-se também o desenvolvimento pessoal, da racionalidade, da sensibilidade, da criatividade e de uma consciência ambiental nos estudantes, voltada principalmente para a proteção de ambientes cavernícolas. Partindo destes resultados elaboramos um caderno didático para o professor, com a finalidade de oferecer sugestões de trabalho em sala e difundir práticas que envolvam obras de arte, fotografias e ambientes cavernícolas para o desenvolvimento do conhecimento artístico e científico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpretação de imagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mel, Ilha do (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Picture interpretation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de inter-relação para o ensino de ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: