Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrea, Cristiano Quevedo | - |
Autor(es): dc.creator | Koga, Crystiane Ayumi | - |
Autor(es): dc.creator | Massette, Gustavo Vanderlei | - |
Autor(es): dc.creator | Travensolli, Walter Paulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:02:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:02:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-07-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9945 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666607 | - |
Descrição: dc.description | The increase in cars on the road has been a major problem in traffic in big cities. Curitiba, for example, has several intersections that have traffic jams, among these was chosen the intersection between the Presidente Getúlio Vargas Avenue and Brigadier Franco Street for study. The uncertainty of transit enables the use of unconventional Logic, and as one of these the Fuzzy Logic is one of the main models applicable to this situation. Among the diverse applicability of fuzzy logic, control of traffic lights has shown good results. The control lights presents, against the problem exposed, as a solution economically viable and which provides results quickly measured. For knowledge of the subject, Fuzzy Logic, study and review of existing models were performed. It is clear, by means of these, that the feasibility of this application requires a simulation model based on real traffic characteristics. Thus, an intersection was studied by collecting information regarding the amount of vehicles flowing through the traffic light by the senses allowed, being considered cycles (time) in which it is open. The simulation of the traffic light controller, traffic and collection of graphical results were performed via software MATLAB. To check the controller was decided to compared it to a simple traffic light and through the results of this comparison can be proved that the use of fuzzy logic in traffic light is effective and brings good results. | - |
Descrição: dc.description | O aumento de carros em circulação tem sido um dos principais problemas no trânsito das grandes cidades. Curitiba, por exemplo, traz diversos cruzamentos que apresentam formação de congestionamentos, sendo escolhido o encontro entre a Avenida Presidente Getúlio Vargas e Rua Brigadeiro Franco para estudo. O grau de incerteza do transito possibilita o uso de Lógicas não convencionais, sendo a Lógica Fuzzy um dos principais modelos aplicáveis para tal situação. Dentre as diversas aplicabilidades da Lógica Fuzzy, o controle de semáforos tem apresentado bons resultados. O controle de semáforos apresenta-se, frente a problemática exposta, como uma solução economicamente viável e que proporciona resultados rapidamente mensuráveis. Para conhecimento do tema, Lógica Fuzzy, estudos e revisão dos modelos existentes foram realizados. Nota-se, através destes, que a viabilidade desta aplicação necessita de um modelo de simulação baseado em características reais de tráfego. Sendo assim, um cruzamento foi estudado, coletando-se informações referentes à quantidade de carros que fluem pelo semáforo utilizando os sentidos permitidos, sendo considerados ciclos (tempo) em que este se encontra aberto. A simulação do controlador de semáforos, o tráfego e coleta gráfica dos resultados foram realizados via software MATLAB. Para a verificação do controlador optou-se por uma comparação ao semáforo simples e através dos resultados desta comparação pode-se comprovar que a utilização da Lógica Fuzzy em semáforos é eficaz e traz bons resultados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Eletrotécnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trânsito - Sinais e sinalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica difusa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic signs and signals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fuzzy logic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Elétrica | - |
Título: dc.title | Controlador fuzzy de semáforos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: