Gerentes e consumidores: percepção de sustentabilidade

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Autor(es): dc.contributorBortolotti, Silvana Ligia Vincenzi-
Autor(es): dc.contributorSousa Junior, Afonso Farias de-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Katiane de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:02:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:02:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12887-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666590-
Descrição: dc.descriptionSustainability is enjoy the nature to supply present needs without reduce the ability of future generations to supply their needs. This research purposes to analyze and evaluate the perception of sustainability in markets and supermarkets in the Medianeira City - PR, searching to identify indicators associated with perception, developing a set of items to measure the perception of sustainability and evaluate it based on elaborated instruments. The questionnaires to consumers and managers/owners have been applied in 4 supermarkets and 5 markets of the Medianeira City - PR, on random days. It was observed that consumers do not know how to answer some relevant questions of the responsibility of establishments and in other issues they expected more attitudes of the same consumers. With regard to responses of managers and owners, they want to be in accordance with the laws, qualify theirs employees and follow the wishes of the consumer. Through this research, it was possible to identify the need for establishments to adapt to the wishes of the consumer, the difficulty in becoming sustainable and the need of consumers to eat better, and as a suggestion, this research cites the importance of a waste management program for establishments with the help of the consumer.-
Descrição: dc.descriptionSustentabilidade é usufruir a natureza para suprir as necessidades presentes, sem diminuir a capacidade das novas gerações de suprirem suas necessidades. Esta pesquisa propõe analisar e avaliar a percepção de sustentabilidade em mercados e supermercados do município de Medianeira-PR, buscando identificar indicadores associados à percepção, desenvolver um conjunto de itens para medir a percepção da sustentabilidade e avaliá-la com base nos instrumentos elaborados. Aplicou-se os questionários para os consumidores e gerentes/proprietários de 4 supermercados e 5 mercados do município de Medianeira-PR, em dias aleatórios. Observou-se que os consumidores não sabiam responder algumas questões pertinentes à responsabilidade dos estabelecimentos e em outras questões esperavam mais atitudes dos mesmos. Quantos as respostas dos gerentes e proprietários, os mesmos buscam estar de acordo com as leis, capacitando seus funcionários e seguindo os desejos do consumidor. Com esta pesquisa, foi possível identificar a necessidade dos estabelecimentos em se adaptar aos desejos do consumidor, a dificuldade em se tornarem sustentáveis e a necessidade dos consumidores em se alimentar melhor, e como sugestão, esta pesquisa cita a importância de um programa de gerenciamento de resíduos para os estabelecimentos com a ajuda do consumidor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectSupermercados-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectPerception-
Palavras-chave: dc.subjectSupermarkets-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção-
Título: dc.titleGerentes e consumidores: percepção de sustentabilidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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