O uso do portfólio no processo de avaliação do ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeriotto, Fernando-
Autor(es): dc.creatorMendes, Danielle Conde-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:02:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:02:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20909-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666565-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the use of the portfolio as a teaching resource and methodological, being used as an assessment tool in science discipline, knowing well the contributions to the teaching practice and the teaching and learning process. Towards the educational portfolio covers the entire process of filing and organization of records prepared by students and allow you to track your progress and difficulties. In the survey, data were collected obeying methodology already described in the literature, which are established in 10 steps to the process of manufacture and assembly of the portfolio. All work, activities and students' productions as well as his photographs , learning diaries and records were collected in portfolios of individual learning. The data were analyzed in a qualitative way, through documentary analysis and analysis of the processes involved. At the end of the work with the portfolio of science, some important relationships for pedagogical practice were established. Finally, it was found that the use of portfolios as a teaching resource, methodological and as an assessment tool in science has become feasible and possible in the classroom, contributing to the teaching practice and the teaching and learning process, as promoted affection, interaction and knowledge of mental process of students.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a utilização do portfólio como recurso didático metodológico, sendo utilizado como ferramenta de avaliação na disciplina de ciências, conhecendo assim as contribuições para a prática pedagógica e para o processo de ensino e aprendizagem. No sentido educacional o portfólio compreende todo o processo de arquivamento e organização de registros elaborados pelos alunos e permitem acompanhar suas dificuldades e avanços. Na pesquisa, os dados foram coletados obedecendo a metodologia já descrita na literatura, em que são estabelecidos 10 passos para o processo de realização e montagem do portfólio. Todos os trabalhos, atividades e produções dos alunos, bem como suas fotografias, diários de aprendizagem e registros foram coletados em portfólios de aprendizagem individuais. Os dados foram analisados de maneira qualitativa, através da análise documental e análise de processos dos envolvidos no processo. Ao término do trabalho com o portfólio de ciências, algumas relações importantes para a prática pedagógica foram estabelecidas. Por fim, verificou-se que o uso do portfólio como recurso didático-metodológico e como ferramenta de avaliação em ciências tornou - se viável e possível em sala de aula, contribuindo para a prática pedagógica e para o processo de ensino e aprendizagem, pois promoveu a afetividade, a interação e o conhecimento dos processos mentais dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de Potencial de Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPortfólios em educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectLearning Potential Assessment Device-
Palavras-chave: dc.subjectPortfolios in education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleO uso do portfólio no processo de avaliação do ensino de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.