A influência da ginástica laboral na qualidade de vida dos professores e na prática do processo de ensino e aprendizagem de ciências

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCâmara, Carla Daniela-
Autor(es): dc.creatorSantos, Elgison da Luz dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:02:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:02:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666562-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to assess whether the improved quality of life with deploying labor gymnastics influences the practice of science teachers, and interferes with the teaching and learning process. There were preventive therapeutic exercise, acting directly on the health of teachers, since this class of workers reported great pain and stress caused by his heavy workload and hardly has projects addressing the maintenance of health and quality of life of teachers. The volunteer teachers were included in protocol gymnastics at the school where the researcher developed exercises prioritizing several body segments. There were 17 meetings, where the first meeting was elaborated the initial assessment, more than 15 meetings therapeutic exercise and a final meeting where volunteers answered the final evaluation. The exercises were well accepted by professionals and all subjects showed improvement in pain symptoms and felt more motivated, which led to a change of at least one methodology in class. With the result, all participants recommended to colleagues the practice of gymnastics labor.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo avaliar se a melhoria da qualidade de vida com implantação de cinesioterapia laboral influencia na prática dos professores de ciências, e interfere no processo de ensino aprendizagem. Realizaram-se exercícios físicos terapêuticos preventivos, atuando diretamente na saúde dos docentes, visto que essa classe de trabalhadores relata dores e tensões ocasionadas pela sobrecarga de trabalho e dificilmente tem acesso a projetos abordando a manutenção da saúde e qualidade de vida dos docentes. Os professores voluntários foram incluídos em um protocolo de ginástica laboral na própria escola, onde o pesquisador desenvolveu exercícios priorizando diversos segmentos corporais. Foram 17 encontros, onde no primeiro encontro elaborou-se a avaliação inicial, mais 15 encontros de prática de exercícios terapêuticos e um último encontro onde os voluntários responderam a avaliação final. Os exercícios foram bem aceitos pelos profissionais e houve melhora no quadro doloroso e todos relataram ter mudado a didática de pelo menos uma aula durante o período do protocolo dos exercícios. Na escola, portanto, a pesquisa se mostrou eficaz e se mostrou como uma prática instigante aos professores, pois todos os voluntários recomendaram aos seus colegas nos mais diferentes níveis de ensino a prática dos exercícios, mesmo havendo alteração do cotidiano escolar. Pelos resultados verificou-se que influiu de forma positiva na motivação dos professores, melhorando o processo de ensino aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectExercícios de alongamento-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectQuality of work life-
Palavras-chave: dc.subjectStretching exercises-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleA influência da ginástica laboral na qualidade de vida dos professores e na prática do processo de ensino e aprendizagem de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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