Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Arioli, Rafael | - |
Autor(es): dc.creator | Bortolucci, Geisy Graziela Magri | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:02:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:02:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21754 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666511 | - |
Descrição: dc.description | This work was thematic learning biology in high school series and the use of environmental education as disciplinary teaching methodology . According to the authors cited in this study, the teaching of biology 's mission is to demystify science and bring the understanding of dynamic processes and biological structures that form the biodiversity of planet Earth. Due to the complexity and large number of content taught during biology classes, students often end up having difficulties in understanding the content developed during lessons. Therefore, work with content and teaching methodologies renewed becomes essential in the construction of new learning because the schools are currently being filled with students who bring new cultural , social and economic formations, featuring a new model of education that needs to be integrated with the reality of modern societies through the insertion of new concepts, content and training objectives. This study aimed to analyze and understand the students' perception of learning , content and methodologies used during biology classes, seeking to show that the disciplinary development methodologies forming social done through environmental education, stimulate research and aggregate interdisciplinarity and reality in the construction of knowledge, facilitating disciplinary learning. This study was conducted through a survey of perceptual data conducted with students (as) the 1st , 2nd and 3rd year of high school at a state school Macaws, seeking to identify and understand their difficulties and facilities on the contents of biology, as well to know their perception about the use of environmental education as a methodology of teaching – learning used during biology classes the school year of 2013. Through this study it was possible to know and understand the perceptions of students about the discipline of biology, allowing to identify the difficulties that occur during lessons in order to check for changes in the educational process and for the use of environmental education as disciplinary teaching methodology, puts that can be used as an important strategy in learning because within this educational process, we can work the construction of disciplinary knowledge, integration with reality and still encourage students to reflect, to seek for more knowledge and act critically and accountable to society, thus realizing a disciplinary environmental education based on students' education. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a aprendizagem de biologia nas séries do ensino médio e o uso da educação ambiental como metodologia de ensino disciplinar. De acordo com os autores citados neste estudo, o ensino de biologia tem a missão de desmistificar a ciência e trazer a compreensão dos processos dinâmicos e das estruturas biológicas que formam a biodiversidade do planeta Terra. Devido à complexidade e ao grande número de conteúdo trabalhado durante as aulas de biologia, os alunos acabam muitas vezes apresentando dificuldades em compreender os conteúdos desenvolvidos durante as aulas. Por isso, trabalhar com conteúdos e metodologias didáticas renovadas se torna imprescindível na construção de novas aprendizagens, pois atualmente as escolas estão sendo preenchidas com alunos que trazem novas formações culturais, sociais e econômicas, caracterizando um novo modelo de educação escolar, que necessita ser integrado com a realidade das sociedades atuais através da inserção de novos conceitos, conteúdos e objetivos de formação. Este estudo teve por objetivos analisar e compreender a percepção dos estudantes sobre a aprendizagem, os conteúdos e as metodologias utilizadas durante as aulas de biologia, buscando mostrar que o desenvolvimento disciplinar realizado através das metodologias sócio formadoras da educação ambiental, estimulam a pesquisa e agregam a interdisciplinaridade e a realidade dentro da construção do conhecimento, facilitando a aprendizagem disciplinar. Este estudo se desenvolveu através de um levantamento de dados perceptivos realizado com os alunos (as) das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de uma escola estadual de Araras, buscando identificar e compreender suas dificuldades e facilidades sobre os conteúdos da biologia , além de conhecer sua percepção sobre o uso da educação ambiental como uma metodologia de ensino - aprendizagem utilizada durante as aulas de biologia do ano letivo de 2013. Através deste estudo foi possível conhecer e compreender as percepções dos alunos sobre a disciplina da biologia, possibilitando identificar as dificuldades que ocorrem durante as aulas a fim de buscar por transformações no processo didático e quanto ao uso da educação ambiental como metodologia de ensino disciplinar, coloca-se que possa ser utilizada como uma importante estratégia na aprendizagem, pois dentro deste processo educativo, podemos trabalhar a construção do conhecimento disciplinar, a integração com a realidade e ainda assim incentivar os alunos a refletirem, a buscarem por mais conhecimentos e a agir de maneira crítica e responsável perante a sociedade, concretizando assim uma educação disciplinar baseada na formação socioambiental dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Análise da aprendizagem de biologia no ensino médio através das metodologias da educação ambiental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: