Inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio: uma proposta didática para o 2° ano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBezerra Junior, Arandi Ginane-
Autor(es): dc.contributorRibas, Marlos de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorBezerra Junior, Arandi Ginane-
Autor(es): dc.contributorRibas, Marlos de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSantos, Jean Carlos-
Autor(es): dc.contributorMartins, Alisson Antonio-
Autor(es): dc.creatorLourenço, Roger Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:02:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:02:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8829-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666481-
Descrição: dc.descriptionThe present work consists in the production of a didactic proposal, which uses the construction of a thematic material of Cosmology, which is based on the textbook adopted in the planning of the high school where the classes will take place. The material addresses and relates, through didactic transposition, the subjects treated in the textbook with topics in Cosmology and Modern Physics. The work also includes a review of the art about the teaching of Modern and Contemporary Physics in Brazil, revealing a scarcity of works in the area, when compared to the total number of works analyzed. As for the technique used for data collection in the development of the classes, the interview with the conducting teacher and the logbook was chosen. These suggested formative learning aspects regarding the approximation of physics teaching through the use of cosmology.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho consiste na produção de uma proposta didática, ao qual se utiliza da construção de um material didático temático de Cosmologia, que se apoia no livro didático adotado no planejamento do colégio onde ocorrerão as aulas. O material aborda e relaciona, através da transposição didática, os assuntos tratados no livro alguns tópicos de Cosmologia e Física Moderna. O trabalho conta também, com uma revisão acerca do ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Brasil, revelando uma escassez de trabalhos na área, quando comparada ao número total de trabalhos analisados. Quanto a técnica utilizada para coleta de dados no desenvolvimento das aulas, escolheu-se a entrevista com o professor regente e o Diário de Bordo. Esses, sugeriram aspectos formativos de aprendizagem quanto a aproximação do ensino de Física mediante a utilização do Ensino de Cosmologia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCosmologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - História-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCosmology-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectInformation and Communication Technology-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - History-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Título: dc.titleInserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio: uma proposta didática para o 2° ano-
Título: dc.titleInsertion of modern and contemporary physics topics in high school: a didactical proposal for the 2nd year-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.