Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.creator | Vendrame, Jéssica Berta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:02:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:02:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20478 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666468 | - |
Descrição: dc.description | This is study an exploratory and comparative analysis of marks obtained in the Basic Education Development Index (IDEB) 2013 by students who attended the 8th grade (9th grade) of state schools of the major regional centers of education of the western region of Paraná, emphasizing the quality of public education, which is represented by quality indicators that analyze the frequencies and the notes of the assessments made by these students. This average was compared to the inefficiency of Brazilian education. For data analysis were used the grades obtained by the colleges of the leading educational centers of western PR region, followed by histogram, Box plot and descriptive analysis that graphically present the averages obtained by schools, making appropriate comparisons with each other, then presents tests averages and analyzed using Tukey Fisher comparisons, which generally tests pointed to significant differences in the rates of the cores, the performance variation of IDEB depends on the geographical position. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo faz uma análise exploratória e comparativa de notas obtidas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013 pelos alunos que frequentaram a 8ª série(9ºano) dos colégios estaduais dos principais núcleos regionais de educação da região oeste do Paraná, enfatizando a qualidade do ensino público, que é representada por indicadores de qualidade que analisam as frequências e as notas das avaliações realizadas por esses alunos. Essa média foi comparada com a ineficiência da educação brasileira. Para análise de dados foram utilizados as notas obtidas pelos colégios dos principais núcleos de educação da região oeste do PR, seguido de histogramas, Boxplot e análise descritiva que graficamente apresentam as médias obtidas pelos colégios, fazendo as devidas comparações entre si, em seguida apresenta testes de comparações de médias analisados segundo Tukey e Fisher, que de modo geral os testes apontaram para diferenças significativas nos índices dos núcleos, a variação de desempenho do IDEB depende da posição geográfica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Estudos Matemáticos | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da qualidade total na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Total quality management in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Qualidade do ensino público na Região Oeste do Paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos | - |
Título: dc.title | Quality public education in the Region of Paraná West: exploratory analysis and comparison by major centers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: