Investigação sobre o uso do laboratório didático de física por professores do ensino técnico de nível médio integrado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinto, Angela Emilia de Almeida-
Autor(es): dc.contributorPinto, Angela Emilia de Almeida-
Autor(es): dc.contributorLenz, Jorge Alberto-
Autor(es): dc.contributorCosta, Rita Zanlorensi Visneck-
Autor(es): dc.creatorGoulart, Janayna da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:02:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:02:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8856-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666456-
Descrição: dc.descriptionThe research presented is part of the educational scope on teacher’s formation and teaching strategies. The purpose of this study is to investigate the difficulties encountered by the technical education of average level integrated teachers by using the experimentation as a teaching strategy, and how these affect the process of teaching and student learning. The theoretical reference adopted situated the evolution of physics teaching in Brazil, as well as official documents that guide the development of the school curriculum, the development of projects for physics teaching and conceptions of didactic laboratories present in the literature. Data collection was conducted through the answers to a questionnaire given to students and teachers of disciplines Physics 1, 2, 3, 4 and 8 of technical education of UTFPR. The analysis of the questionnaires have led to findings that the inclusion of laboratory activities, even developed in the same environment, it is done in a different way by each teacher. So have been identified diverse thoughts from students of different classes on the importance of using experiments in Physics classes.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa apresentada insere-se no âmbito educacional sobre formação de professores e estratégias de ensino. O objetivo deste trabalho é investigar as dificuldades encontradas por professores do ensino técnico de nível médio integrado na utilização da experimentação como uma estratégia de ensino e, como estas afetam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O referencial teórico adotado situou a evolução do ensino de Física no Brasil, bem como os documentos oficiais que norteiam a elaboração do currículo escolar, a evolução dos projetos para o ensino de Física e as concepções de laboratórios didáticos presentes na literatura. A coleta de dados foi realizada através das respostas a um questionário entregue para alunos e professores das disciplinas de Física 1, 2, 3, 4 e 8, do ensino técnico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As análises desses questionários levaram a constatações deque a inserção das atividades de laboratório, mesmo quando desenvolvidas em um mesmo ambiente, é feito de uma maneira diferente por cada professor. Por isso identificaram-se pensamentos diversificados por parte dos alunos, de diferentes turmas, sobre a importância da utilização de experimentos nas aulas de Física.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Física-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratórios de física - Pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de ensino técnico - Pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical laboratories - Research-
Palavras-chave: dc.subjectTechnical education teachers - Research-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Título: dc.titleInvestigação sobre o uso do laboratório didático de física por professores do ensino técnico de nível médio integrado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.