Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Catai, Rodrigo Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Prosdossimo, Celso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:02:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:02:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17675 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666455 | - |
Descrição: dc.description | The concerns of light and environments has always been an important issue for mankind from its earliest times. Nowadays it is widely discussed in multiple Engineering areas. The working place and the environment’s lighting conditions should provide welfare to the working person in order to improve his/her productivity. A pleasant working environment begins with the appropriate lighting, this comfort is required since modern life means that most workers pass around eight hours or more at work. It is extremely important to review and to evaluate the lighting conditions of working environments, as the actual legislation requires one to have adequate natural or artificial lighting to perform his/her activities. The main objective of this monograph is to analyze lighting levels in three specific environments of a Professional Education School and compare the obtained values with the reference values established by ABNT NBR ISO/CIE 8995-1/2013. The chosen methodology is characterized as a field research and during the execution three environment studies were conducted using a quantitative approach. In all evaluated environments was observed that there were specific places where the illuminance measured values were below the recommended value by the ABNT NBR ISO/CIE 8995-1/2013. As a result, these sites are running the risk of placing accidents and tasks wich require concentration and high visual acuity can lead to a stressful and uncomfortable eyestrain. Recommendations are proposed in order to adequate these environments such as redesigning lighting project, installation of located lighting, layout restudy, among others. | - |
Descrição: dc.description | A temática iluminação de ambientes sempre foi uma das preocupações da humanidade desde seus tempos mais remotos. Hoje em dia é amplamente discutida nos diversos setores da engenharia. As condições de iluminação do ambiente e do posto de trabalho devem proporcionar bem estar ao trabalhador, de forma a melhorar a sua produtividade. Um ambiente de trabalho agradável começa pela iluminação, e este conforto é requerido visto que a vida moderna faz com que a maioria dos trabalhadores passe em torno de oito horas diárias ou mais no local de trabalho. É de suma importância a avaliação das condições de iluminação dos postos de trabalho dos ambientes, pois a legislação vigente exige que se tenha iluminação natural ou artificial adequada para as tarefas a serem realizadas. O objetivo geral desta monografia é analisar os níveis de iluminação em três ambientes específicos de uma Escola de Educação Profissional e comparar os valores obtidos com os valores de referência estabelecidos pela a ABNT NBR ISO/CIE 8995-1/2013. A metodologia adotada é caracterizada como uma pesquisa de campo e durante sua execução foram realizados três estudos de ambientes com abordagem quantitativa. Em todos os ambientes avaliados observou-se que existem pontos onde os valores de iluminância medidos estão abaixo do valor recomendado pela norma. Em função disso, estes locais apresentam risco de ocorrer acidentes de trabalho e, em tarefas que exigem concentração e elevada acuidade visual, podem levar a um esforço visual estressante e desconfortável. No intuito de adequar estes ambientes são propostas recomendações como reestudo do projeto de iluminação, instalação de iluminação localizada, reestudo de leiaute, entre outros. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iluminação de interiores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de trabalho - Iluminação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interior lighting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work environment - Lighting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industrial safety | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de Segurança do Trabalho | - |
Título: dc.title | Condições de iluminação em ambientes de uma escola de educação profissional de São José dos Pinhais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: