Estudo da otimização topológica em parte da suspensão de um veículo comercial

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Autor(es): dc.contributorJavarez Junior, Laercio-
Autor(es): dc.contributorJavarez Junior, Laercio-
Autor(es): dc.contributorVerástegui, Roger Navarro-
Autor(es): dc.contributorPerini, Gustavo Pertile-
Autor(es): dc.creatorPresente, Eduardo Gabriel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:02:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:02:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16281-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666403-
Descrição: dc.descriptionOne of the biggest challenges of any mechanical component design is how to conceive it in such a way that the final component is light and sturdy. For this, there are alternatives that range from the use of special materials to numerical optimization. Thus, this work aims to show that, a greater investment of time in the preliminary design, conducting optimizations guided by commercial software, generates extremely reliable and advantageous results. Taking as an example the main component of a commercial vehicle suspension, the topological optimization technique and some valuable considerations about design ideas are displayed. However, the goal was not to conceive a new idea from scratch, it was to improve a current design. By doing so, it was possible to reduce this said component’s mass by around 13% while not only maintaining some of its traces, but also improving some of them.-
Descrição: dc.descriptionUm dos maiores desafios de qualquer projeto de componentes mecânicos é concebê-los de tal maneira que o componente final seja leve e resistente. Para isso existem alternativas que vão desde a utilização de materiais especiais à otimização numérica. É aí que esse trabalho vem evidenciar que, um investimento maior no tempo de projeto preliminar, realizando otimizações guiadas por softwares comerciais gera resultados extremamente confiáveis e vantajosos. Tomando como exemplo o principal componente da suspensão de um veículo comercial, a técnica de otimização topológica e algumas considerações importantes acerca de ideias de design serão mostradas. Entretanto o objetivo não era criar uma nova ideia do zero, era aprimorar um design existente. Ao fazê-lo, foi possível reduzir a massa desse componente em cerca de 13%, mantendo não apenas algumas de suas características, mas também melhorando algumas delas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectOtimização estrutural-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos a motor - Molas e suspensão-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo dos elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware de aplicação-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de produto-
Palavras-chave: dc.subjectStructural optimization-
Palavras-chave: dc.subjectMotor vehicles - Springs and suspension-
Palavras-chave: dc.subjectFinite element method-
Palavras-chave: dc.subjectApplication software-
Palavras-chave: dc.subjectProduct design-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleEstudo da otimização topológica em parte da suspensão de um veículo comercial-
Título: dc.titleStudy of topological optimization of a commercial vehicle’s suspension part-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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