A formação de professores numa universidade federal na perspectiva da educação inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.creatorMoretti, Francielie-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:02:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:02:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20635-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666398-
Descrição: dc.descriptionThis work had the theme of teacher training at the Federal University an inclusive perspective. For this, we analyze the Pedagogical Projects of the undergraduate courses, based on the norms established on special education in higher education and basic education, trying to understand how the contents pertinent to inclusive education are contemplated in these curricula, and how the proposals for inclusive education are revealed in these documents. Understanding the indispensability that the themes inherent in the principles proposed by inclusive education are present in the pedagogical projects of the teacher training courses, since these educators will be responsible, together with the other actors who construct daily the school reality, to concretize a process of teaching learning based on the valuation of differences and the recognition of the multiple possibilities of learning.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a formação de professores numa Universidade Federal na perspectiva inclusiva. Para isso analisamos os Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciatura da, a partir das normativas estabelecidas acerca da educação especial no ensino superior e educação básica, buscando compreender de que maneira os conteúdos pertinentes à educação inclusiva estão contemplados nestes currículos, e como as propostas voltadas para a educação inclusiva se revelam nestes documentos. Compreendendo a imprescindibilidade de que as temáticas inerentes aos princípios propostos pela educação inclusiva estejam presentes nos projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores, uma vez que estes educadores serão os responsáveis, juntamente com os demais atores que constroem cotidianamente a realidade escolar, por concretizar um processo de ensino aprendizagem pautado na valorização das diferenças e do reconhecimento das múltiplas possibilidades de aprendizagens.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducation – Curricula-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleA formação de professores numa universidade federal na perspectiva da educação inclusiva-
Título: dc.titleThe training of teachers at the federal university in the perspective of inclusive education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.