Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel | - |
Autor(es): dc.contributor | Melo, Marcos Gervânio de Azevedo | - |
Autor(es): dc.creator | Wirmond, Thamyres Karolyne | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:02:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:02:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23926 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666367 | - |
Descrição: dc.description | This work aimed to construct and mediate a game (RPG Style) as a supporting tool for the teaching of Astronomy, using the constructivist perspective of Rogers, in which the player can interact with the possible facts and in this way act in own process of knowledge building The present research was applied to the academics of Interdisciplinary Degree in Natural Sciences and Degree in Biological Sciences, of the UTFPR, Campus Ponta Grossa, and later questionnaires were proposed containing discursive and objective questions, in order to verify the feasibility of mediation of the game to its future students in the basic school. According to the analysis of the answers, it can be noted that AstroTibia possesses potentialities for the Teaching of Astronomy. In addition, it was verified that future teachers consider it crucial to articulate between Teaching and Technology, having digital tools that arouse students' interest and curiosity for a real assimilation of the planned content, in order to break with the possible and present traditional school lags. At the end of the questionnaire, the participants made suggestions for improvements to the game, from which they envisage the interest in continuing the study at the postgraduate level, making it possible to accept the ideas proposed to make AstroTibia available to the public. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho buscou construir e mediar um game (Estilo RPG) como ferramenta de apoio para o ensino de Astronomia, utilizando a perspectiva construtivista de Rogers, em que o jogador poderá interagir com os possíveis fatos e dessa maneira atuar no próprio processo de construção do conhecimento. A presente pesquisa foi aplicada aos acadêmicos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Licenciatura em Ciências Biológicas, da UTFPR, Câmpus Ponta Grossa e posteriormente foram propostos questionários contendo perguntas discursivas e objetivas, afim de verificar a viabilidade de mediação do game aos seus futuros alunos na escola básica. De acordo com a análise das respostas, pode-se notar que o AstroTíbia possui potencialidades para o Ensino de Astronomia. Além disso, verificou-se que os futuros docentes consideram crucial fazer a articulação entre Ensino e Tecnologia, dispondo de ferramentas digitais que despertem o interesse e a curiosidades dos estudantes para uma assimilação real do conteúdo planejado, a fim de romper com as possíveis e presentes defasagens do Ensino Tradicional. No final do questionário, os participantes fizeram sugestões de melhorias ao game, das quais vislumbram o interesse em dar continuidade ao estudo em nível de Pós-Graduação, possibilitando acatar as ideias propostas para disponibilizar o AstroTíbia ao público. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomy - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Constructivism (Education) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Mediação de um game como instrumento em uma metodologia construtivista para o ensino de astronomia | - |
Título: dc.title | Mediation of a game as an instrument in a constructivist methodology for teaching astronomy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: