Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia | - |
Autor(es): dc.creator | Bonato, Fernanda Maria Bueno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:02:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:02:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21861 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666348 | - |
Descrição: dc.description | This work has thematic development in Environmental Education in elementary education schools in the area for Araras-SP, where a bibliographic analysis of the projects in schools education foundation, where we selected two projects that stood out because of its impact was conducted in community and continuing education of teachers involved in them. After analyzing the comparative table, the field trip was conducted in both, two of them were interviewed, and a representative from each school following a formulated script so identifying the continuity of the projects surveyed. Comparing the interview, noted that the project activities A (Playing Recycling) still applied Alternatively reuse of recycled materials in the development of the workshop theme: Environmental Education in the development of composting , medicinal garden , vegetables and seasonings. Already the project B (popular participation in forest restoration in the Ararinha forest located in Araras-SP) , there was no continuity in the school , but the "Ararinha Forest", became the scene of several popular stocks with encouragement from other schools and support the municipal government . With the data analysis it was realized that the comprehensive education with the development of workshops on opposite schedule of the curriculum and essential to the development of environmental education, providing the experience of school experiences resulting in Science Teaching in all subjects. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática o desenvolvimento em Educação Ambiental no ensino fundamental das escolas da região de Araras – SP, onde foi realizada uma análise bibliográfica dos projetos realizados nas escolas de ensino fundamental, logo após, foram selecionados dois projetos que se destacaram devido a sua repercussão na comunidade e na formação continuada dos professores neles envolvidos. Após a análise do quadro comparativo, foi realizada a visita de campo em ambas escolas, nelas foram entrevistados dois profissionais, sendo um representante de cada escola seguindo um roteiro formulado de maneira identificar a continuidade dos projetos pesquisados. Comparando as entrevista, observou que as atividades do projeto A (Brincando de Reciclar), continuam sendo aplicadas de maneira alternativa na reutilização de materiais reciclados no desenvolvimento da Oficina tema: Educação Ambiental, no desenvolvimento da compostagem, horta medicinal, verdura e temperos. Já o projeto B (Participação popular na restauração florestal do Bosque Ararinha em Araras – SP), não houve continuidade no âmbito escolar, porém o “Bosque Ararinha”, passou a ser palco de várias ações populares com incentivo de outros estabelecimentos de ensino e apoio do governo municipal. Com a análise dos dados percebeu-se que a educação integral, com o desenvolvimento das oficinas em horário contrário da grade curricular é fundamental para o desenvolvimento da Educação Ambiental, proporcionando a vivência das experiências escolares resultando no Ensino de Ciências em todas as disciplinas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino (Elementar) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching (Elementary) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento da educação ambiental no ensino fundamental das escolas da região de Araras - SP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: