A importância de experimentos para ensinar ciências no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFriedrich, Leidi Cecilia-
Autor(es): dc.creatorSantos, Keila Pereira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:02:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:02:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21852-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666325-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to verify the importance of experiments to teach science in elementary school because nowadays science teaching in primary schools is very fragmented on issues involving theory which ultimately hinder the learning and understanding of students, it is very difficult to bring scientific concepts to reality that they experience only by a mechanical method. For this reason is that many professionals in the experimental classes seeking an alternative that can demonstrate significantly the importance of this tool in the construction of knowledge. The experimentation during class is not only important for the awakening interest in science among students, but also for many other reasons, mainly to understand the phenomena governing the transformations that occur on Earth. Therefore experimental practice has a broader role than expected because it develops greater interest in students, besides raising skills that was not visualized in lectures by example. Order the importance of developing experiments to teach science in elementary education, was developed in this research related to experimental classes theoretical activities to demonstrate the potential of the same thus allowing the construction of knowledge.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo principal verificar a importância de experimentos para ensinar ciências no ensino fundamental, pois atualmente o ensino de Ciências no ensino fundamental está muito fragmentado nas questões que envolvem teoria o que acaba por dificultar o aprendizado e entendimento dos alunos, pois é muito difícil aproximar os conceitos científicos a realidade que os mesmos vivenciam apenas por uma metodologia mecânica. Por esse motivo é que muitos profissionais buscam nas aulas experimentais uma alternativa que possa demonstrar de forma significativa a importância dessa ferramenta na construção do conhecimento. A experimentação durante as aulas, não é importante apenas por despertar o interesse pela Ciência nos alunos, mas também por inúmeras outras razões, principalmente para compreensão dos fenômenos que regem as transformações que ocorrem na Terra. Portanto a prática experimental tem um papel mais amplo do que se espera, pois desenvolve nos alunos maior interesse, além de despertar habilidades que não era visualizada em aulas teóricas por exemplo. Visando a importância de se desenvolver experimentos para ensinar Ciências no ensino fundamental, foi desenvolvida nessa pesquisa atividades teórica vinculadas a aulas experimentais para demonstrar as potencialidades das mesmas possibilitando assim a construção do conhecimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem experimental-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectExperiential learning-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleA importância de experimentos para ensinar ciências no ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.