Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Periotto, Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Freire, Renan Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:02:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:02:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21863 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666305 | - |
Descrição: dc.description | This work was subject teaching Microbiology in elementary school, trying to analyze how the practices classes can help in the teaching-learning process, since this issue tends to be bad for the amount of abstraction. Thus, this study made use of models, culture media, microscope and field research as teaching tools for the theme in development, and questionnaires to assess the previous and posterior knowledge of the students, related to microbiology. However, it may be noted that students were more interested, curious, participatory and cooperative with the experimental activities, generating a good improvement, which can be observed in the answers of the later survey activities. Despite the absence of a control group, it can be noted that the students had a good development of the subject, because the abstraction gave way to observable concrete, which facilitates student learning. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática o ensino de Microbiologia no ensino fundamental, buscando analisar como as aulas práticas podem auxiliar no processo de ensinoaprendizagem, uma vez que tal assunto tende a ser dificultoso pela quantidade de abstração. Assim, esse trabalho fez uso de maquetes, meios de cultura, microscópio e pesquisa de campo como ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento do tema, além de questionários para avaliar o conhecimento anterior e posterior dos alunos, relacionado à Microbiologia. Contudo, observou-se que os alunos se mostraram mais interessados, curiosos, participativos e cooperativos com as atividades experimentais, gerando um bom aproveitamento, que pode ser observado nas respostas do questionário posterior as atividades. Apesar da ausência de um grupo controle, verificou-se que os alunos tiveram um bom desenvolvimento do tema, pois a abstração deu lugar para o concreto observável, o que facilita o aprendizado do aluno. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microbiologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microbiology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Microbiologia no ensino fundamental: uma prática para enxergar o invisível | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: