Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meneghetti, Francis Kanashiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Meneghetti, Francis Kanashiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Niada, Áurea Cristina Magalhães | - |
Autor(es): dc.contributor | Hopfer, Kátia Regina | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Adilce das Graças | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:01:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:01:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19537 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666244 | - |
Descrição: dc.description | Upon reaching the required criteria to apply for retirement, it was found that some civil servants choose not to do so, and thus continue performing their professional duties. According to this choice, this research aims to investigate what motivation lead federal civil servants, teachers of a technological university, to postpone retirement, and to verify the perceptions of respondents about retirement and the aspects considered relevant to the preparation and transition to this new phase of life. As a research tool, we opted for a qualitative approach, through semi-structured interviews and document analysis. For the interviews, ten teachers of the career called EBTT (Basic, Technical and Technological Teaching), who have reached the criteria to retire but remain on active duty, were selected. After the interviews, analysis of data was performed. The results showed that the motivation for these teachers to remain working is due to the fact of feeling productive and healthy, enjoying the occupation and workplace. They find personal fulfillment in the university environment and the possibility of being constantly updated in their fields. The perception of retirement is seen as a time of freedom and accomplishment, but picking the right time to retire and definitely terminate the labor relationship generates insecurities and uncertainties in the respondents. Thus, a program to prepare people for retirement is seen as critical because, in addition to helping the servant in the planning and adaptation, can awaken new interests and skills. | - |
Descrição: dc.description | Ao atingir os critérios exigidos para requerer a aposentadoria, verificou-se que alguns servidores públicos optam por não o fazer, e assim continuam exercendo suas atividades profissionais. Diante dessa escolha, esta pesquisa visa investigar que motivações levam os servidores públicos federais, docentes de uma universidade tecnológica a postergar a aposentadoria, verificar quais as percepções dos entrevistados sobre a aposentadoria e os aspectos considerados relevantes na preparação e transição para essa nova fase da vida. Como instrumento de pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada e análise de documentos. Para realização das entrevistas foram selecionados 10 docentes do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, que já atingiram os critérios para se aposentar, porém se mantêm na ativa, e, após, foi realizada a análise dos dados. Os resultados encontrados revelam que as motivações para os docentes permanecerem trabalhando, deve-se ao fato de se sentirem produtivos e saudáveis, gostarem da atividade profissional e do ambiente de trabalho. Encontram no ambiente universitário realização pessoal e a possibilidade de estar em constante atualização. A percepção sobre a aposentadoria é vista como um momento de liberdade e dever cumprido, mas escolher a hora certa para se aposentar e encerrar definitivamente o vínculo funcional gera nos entrevistados inseguranças e incertezas. Assim, um programa de preparação para a aposentadoria é entendido como fundamental, pois, além de auxiliar o servidor no planejamento e adaptação, pode despertar novos interesses e competências. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Gestão Empresarial | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aposentadoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Servidores Públicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retirement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public officers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
Título: dc.title | Servidor público e a aposentadoria: um estudo sobre quais aspectos influenciam o servidor público a permanecer trabalhando após o direito adquirido para aposentar-se | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: