Análise de uma falha crônica presente nos amortecedores de impacto das aeronaves Piper PA-30 Twin Comanche e sugestões para solucionar o problema

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Autor(es): dc.contributorMendes, Marcio Andreato Batista-
Autor(es): dc.contributorLombardi Neto, Amadeu-
Autor(es): dc.contributorHiga, Silva Midori-
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcio Andreato Batista-
Autor(es): dc.creatorSilva, Breno Augusto Tabosa Thome da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:01:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:01:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12183-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666239-
Descrição: dc.descriptionThis project presents an evaluation of a chronic failure present in the shock struts of the main landing gear of Piper PA-30 Twin Comanche aircrafts, starting with a review of the operation and maintenance of these parts. A shock strut from the right-hand landing gear of a Twin Comanche was acquired as the object of analysis for this project, which also presents a theoretical basis on failure analysis techniques, which were carried out in the experimental section to characterize the part material and determine the failure mode thereof. Finally, finite element analysis technique was employed to suggest a solution to fix the failure present in these shock struts. In addition, it is expected that this project will contribute both to the field of aeronautics industry as to the field of engineering, for it is a scarce theme in the literature that addresses from the investigation of a real chronic failure to its correction.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma avaliação de uma falha crônica presente nos amortecedores de impacto dos trens de pouso principais das aeronaves Piper PA-30 Twin Comanche, partindo-se de uma revisão acerca do funcionamento e manutenção dessas peças. Um amortecedor do trem de pouso principal direito de um Twin Comanche foi adquirido como objeto de análise deste trabalho, o qual também apresenta um aporte teórico sobre técnicas de análise de falhas, as quais foram empregadas na parte experimental para a caracterização do material da peça e determinação do modo de falha da mesma. Por fim, a técnica de análise de elementos finitos foi utilizada para o desenvolvimento de uma solução para corrigir a falha presente nesses amortecedores. Além disso, espera-se que este trabalho contribua tanto com o campo da indústria aeronáutica, quanto com o campo da engenharia, por se tratar de um tema escasso na literatura que aborda desde a investigação de uma falha crônica real até sua correção.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Materiais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAeronaves-
Palavras-chave: dc.subjectFalhas estruturais-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo dos elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectAirships-
Palavras-chave: dc.subjectStructural failures-
Palavras-chave: dc.subjectFinite element method-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA-
Título: dc.titleAnálise de uma falha crônica presente nos amortecedores de impacto das aeronaves Piper PA-30 Twin Comanche e sugestões para solucionar o problema-
Título: dc.titleAnalysis of a chronic failure present in the shock struts of Piper PA-30 Twin Comanche aircrafts and suggestions to fix the problem-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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