Branding, design e identidades territoriais

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Autor(es): dc.contributorSchroeder, Manoel Alexandre-
Autor(es): dc.contributorGallina, Marcelo Catto-
Autor(es): dc.contributorSilva, Claudia Bordin Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorSchroeder, Manoel Alexandre-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Adriana da Costa-
Autor(es): dc.creatorTochetto, Josiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:01:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:01:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7704-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666230-
Descrição: dc.descriptionUnderstanding the identities and their construction process has proven valuable tools for designers. We resort to these to give meaning and value to things, as well as better understand the scenarios where they are inserted and approaches that more properly mold to the object / service.This Final Year Research Project tried to elaborate by identifying the elements that build a territorial identity, whether physical or not, and construct a theoretical model for the management and development of territorial branding. Taking in consideration that a territory must be understood as a number of aspects, material and immaterial, much broader than just their geographical physical space.In the case of the identities of those territories, further reflection was necessary, by taking as base the symbolic aspects and historical which form it. It was perceived that the identity of a territory (territorial identity) embraces several areas, is multidisciplinary, so it is a process in constant construction, which can not only be recognized, but can also be experienced. Thus we can think about the identity of a territory as a system, where through this a large number of elements, originates the image of a specific place.This system is used as an interface between the individual and society, creating value and meaning to the actions and way of being / living and a sense of loyalty to this particular location. From the survey, comparison and approaches of the main design methodologies, branding, visual identity and place branding, we can reflect on the management of local image, the relationships built through the territory, the stakeholders involved in this process and how these can be created more effectively and comprehensively. In this way, we can offer advices, tools, techniques, strategies and positioning, to establish and strengthen positively by management and brand communication, a territorial identity that values the peculiarities of the territory, boost its reputation and promote greater engagement of the public.-
Descrição: dc.descriptionA compreensão das identidades e dos seus processos de construção tem se mostrado ferramentas valiosas para os designers. Recorre-se a estas para dar significado e valor às coisas, assim como melhor compreender os cenários em que estão inseridas e as abordagens que mais adequadamente se moldam ao objeto/serviço. Este trabalho de conclusão de curso buscou elaborar através da identificação dos elementos que constroem uma identidade territorial, sejam eles físicos ou não, construir um modelo teórico para a gestão e desenvolvimento de branding territorial. Levando-se em consideração que um território deve ser compreendido como um conjunto de aspectos, materiais e imateriais, muito mais abrangente que apenas seu espaço físico geográfico. No caso das identidades destes territórios, fez-se necessária uma reflexão mais profunda, tendo-se como base os aspectos simbólicos e a históricos que a formam. Percebeu-se que identidade de um território (identidade territorial) abrange diversas áreas, é multidisciplinar, assim é um processo em constante construção, que não somente pode ser reconhecida, como também pode ser experimentada. Assim pode-se pensar na identidade de um território como um sistema, onde através deste de uma vasto número de elementos, origina-se a imagem de um determinado lugar. Este sistema é usado como interface entre o indivíduo e a sociedade, gerando valor e significação às ações e modo de ser/viver, bem como o sentimento de lealdade a esse determinado local. A partir do levantamento, comparação e abordagens das principais metodologias de design, branding, identidades visuais e place branding, pode-se refletir sobre a gestão da imagem local, as relações construídas pelo território, os stakeholders envolvidos neste processo e como estas podem ser criadas de forma mais efetiva e abrangente. Desta forma, pode-se oferecer recomendações, ferramentas, técnicas, estratégias e posicionamentos para instituir e reforçar positivamente, por meio da gestão e comunicação da marca, uma identidade territorial que valorize as particularidades do território, impulsione sua notoriedade e promova um maior engajamento do público.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Design-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho industrial-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação em design-
Palavras-chave: dc.subjectBranding (Marketing)-
Palavras-chave: dc.subjectCaracterísticas nacionais-
Palavras-chave: dc.subjectDesign, Industrial-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication in design-
Palavras-chave: dc.subjectBranding (Marketing)-
Palavras-chave: dc.subjectNational characteristics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL-
Título: dc.titleBranding, design e identidades territoriais-
Título: dc.titleBranding, design e territorial identities-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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