Modelo para determinação de mercados internacionais de exportação utilizando MCDA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTrojan, Flavio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1688457940211697-
Autor(es): dc.contributorSchier, Carlos Ubiratan-
Autor(es): dc.contributorSola, Antonio Vanderley Herrero-
Autor(es): dc.contributorPiekarski, Cassiano Moro-
Autor(es): dc.contributorTrojan, Flavio-
Autor(es): dc.creatorCampos, Rodolfo Paião de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:01:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:01:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2521-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666171-
Descrição: dc.descriptionThe correct determination of international markets can be central for business expansion in exporting companies. However, this determination of attractive trading partners is not a simple task, making it necessary to deepen the approach, which is one of the extensions of Marketing and Foreign Trades, called the International Market Selection (IMS). In this scenario, this dissertation analyzed the existing methods and their main authors and proposed the hypothesis that the Multi-criteria Decision Analysis (MCDA) and the method ELECTRE II can present a positive response to the gaps found in this scenario. In summary, the existing methods leave inquiries regarding: a) the practicality of execution in the business scenario; B) consideration of the internal capacity of the company to export to the destination country; C) adapting the methodologies to the singularities of companies in Brazil; D) the presentation of an ordering of countries with export potential, considering the multiple criteria in this analysis. Thus, this dissertation builds a model of IMS, with emphasis on Brazilian companies. This model is illustrated by an application in an exporting company in the south of Brazil. As results, an order of the countries with more attractiveness according to the preferences, needs and limitations of the searched company is presented. It has been found that Argentina, Paraguay and Peru have a better commitment to the exporter and therefore are the best destinations for these products, when negotiated by this company.-
Descrição: dc.descriptionCapes-
Descrição: dc.descriptionA correta determinação de mercados internacionais pode ser um diferencial para expansão de negócios em empresas exportadoras. Entretanto, essa determinação de parceiros comerciais atrativos não é uma tarefa simples, tornando-se necessário o aprofundamento da abordagem, que é uma das extensões do Marketing e Comércio Exterior, chamado de International Market Selection (IMS), ou Seleção de Mercados Internacionais. Neste cenário, essa dissertação analisou os métodos existentes e seus principais autores e propôs a hipótese de que a teoria Multi-criteria Decision Analysis (MCDA) junto ao método ELECTRE II podem apresentar uma resposta positiva às lacunas encontradas neste cenário. Em resumo, os métodos existentes deixam indagações relativas: a) à praticidade de execução no cenário empresarial; b) à consideração da capacidade interna da empresa em exportar para o país-destino; c) à adaptação das metodologias com as singularidades das empresas no Brasil; d) à apresentação de uma ordenação dos países com potencial para exportação, considerando os múltiplos critérios existentes nessa análise. Assim, esta dissertação constrói um modelo de IMS, com ênfase nas empresas brasileiras. Esse modelo é ilustrado através de uma aplicação em uma empresa exportadora do sul do Brasil. Como resultados, apresenta-se uma ordem dos países com maior atratividade segundo as preferências, necessidades e limitações da empresa pesquisada. Foi descoberto que Argentina, Paraguai e Peru apresentam melhor compromisso com o exportador e, portanto, são os melhores destinos para estes produtos quando negociados por esta empresa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComércio internacional-
Palavras-chave: dc.subjectExportação-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplo-
Palavras-chave: dc.subjectInternational trade-
Palavras-chave: dc.subjectExports-
Palavras-chave: dc.subjectMultiple criteria decision making-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção-
Título: dc.titleModelo para determinação de mercados internacionais de exportação utilizando MCDA-
Título: dc.titleA model for determination of international export markets using MCDA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.