Observadores de velocidade de alto desempenho baseados em técnicas PLL para acionamento vetorial sensorless de motores de indução trifásicos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarati, Emerson Giovani-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Diego Dias-
Autor(es): dc.contributorCarati, Emerson Giovani-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Diego Dias-
Autor(es): dc.contributorCosta, Jean Patric da-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Rafael-
Autor(es): dc.creatorDel Sant, Felipe Sassi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:01:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:01:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14902-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666158-
Descrição: dc.descriptionFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho apresenta o desenvolvimento de uma modificação em um observador PLL para incremento do seu desempenho quando utilizado como estimador de velocidade para acionamento vetorial sensorless de motores de indução trifásicos. Inicialmente a modelagem matemática tanto do sistema elétrico quando mecânico do motor de indução trifásico (MIT) é realizada, para análise da dinâmica entre diferentes variáveis que governam o funcionamento da máquina. Após isso, o sistema de controle vetorial baseado na técnica indirect field orientation control (IFOC) é explanado, e seus controladores apresentados em detalhes, juntamente com o projeto de seus ganhos. Para a verificação do desempenho do observador PLL, o mesmo é modelado matematicamente e utilizado para a estimação da velocidade rotórica do MIT. Quando a malha de velocidade é realimentada com a velocidade estimada o desempenho do sistema se degrada, principalmente durante as inserções de carga no eixo. Visando contornar esse problema, são desenvolvidas modificações são inseridas, uma ação feedforward e gain scheduling. A partir da análise de resultados de simulação pode-se verificar que o desempenho do sistema com as modificações se torna superior ao sistema clássico. Por fim, os resultados experimentais são apresentados, validando o sistema de controle vetorial, com a utilização, com o observador clássico e após, com o observador modificado estimando a velocidade rotórica. Esses resultados experimentais, juntamente com os obtidos via simulação serviram para validar a eficácia do observador de velocidade modificado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Elétrica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Elétrica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMotores elétricos de indução-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo vetorial-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa experimental-
Palavras-chave: dc.subjectElectric motors, Induction-
Palavras-chave: dc.subjectVector analysis-
Palavras-chave: dc.subjectExperiential research-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleObservadores de velocidade de alto desempenho baseados em técnicas PLL para acionamento vetorial sensorless de motores de indução trifásicos-
Título: dc.titleHigh performance speed observers based on PLL techniques for sensorless vector drive of three phase induction motors-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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