Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pontes, Herus | - |
Autor(es): dc.contributor | Palaro, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Pontes, Herus | - |
Autor(es): dc.contributor | Iop, Jozeane | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Aldine Nogueira da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rubens Lima da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:01:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:01:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22986 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666145 | - |
Descrição: dc.description | This monograph aims to show , through case study , a description of the Youth and Adult Education , adult education , through a project of Vocational Guidance allied to AYE in Osasco - SP . Proposes an analysis of the integrated curriculum , along with the concept of dual teaching , in which case a pedagogue teacher and a coach educator. Each doing joint planning and using the prior knowledge of students , leading them to overcome their difficulties by working as an educational principle . That is, using the knowledge of the students in their daily life and work , looking a meaningful education for such students in the footsteps of educator Paulo Freire , Marx , Gramsci , Saviani , Arroyo , Marise Ramos , Carmen Sylvia among others . A few years back there were many financial investments to invest in education, since the EJA , has emerged as a priority need . Create opportunities for the population , mostly working massively , an education geared to their interests means not only an option for a strategy and methodology appropriate to the working class , equipping it to fully exercise their rights of citizenship , encouraging the development of a consciousness criticism, but also expand the action to vocational activities to offer , along with increased enrollment , options for the improvement of life . Thus , if basing these assumptions , two initiatives that took shape : the first concerns the construction of vocational training model in the municipality ; the second , to trial a project that linked elevation of education and professionalization , the object of our pesquisa.Portanto thus born the OPEJA - Vocational Guidance in Youth and Adult Education . Resulting from many experiences of work done in the city , focusing on youth and adult education and vocational training, vocational guidance for Youth and Adults , in Osasco design that gets its name from OPEJA , linking the rise of the school guidance professional. The path traveled so far to achieve and project implementation , partnerships held , pedagogical and methodological conception which it is based , as well as information and data of service are described in this paper . | - |
Descrição: dc.description | Esta Monografia tem o objetivo de mostrar, através do estudo de caso, uma descrição sobre a Educação de Jovens e Adultos, EJA, por meio de um projeto de Orientação Profissional aliada a EJA no município de Osasco-SP. Propõe uma análise do currículo integrado, juntamente com o conceito de dupla docência, sendo nesse caso um professor pedagogo e um educador técnico. Cada qual fazendo planejamento conjunto e utilizando os conhecimentos prévios dos educandos, levando-os a superar suas dificuldades através do trabalho como princípio educativo. Ou seja, usando os conhecimentos dos educandos em sua vida cotidiana e laboral, procura-se uma educação significativa para tais educandos, nos passos do educador Paulo Freire, Marx, Gramsci, Saviani, Arroyo, Marise Ramos, Carmen Sylvia entre outros. De uns anos para cá houve muitas inversões financeiras para investir em educação, desde então a EJA, tem se configurado como uma necessidade prioritária. Oportunizar à população, em sua maioria maciçamente trabalhadora, uma educação voltada aos seus interesses significa, não só uma opção por uma estratégia e metodologia adequada à classe trabalhadora, instrumentalizando-a para exercer plenamente os seus direitos de cidadania, proporcionando o desenvolvimento de uma consciência crítica, mas também ampliar as ações para atividades profissionalizantes de forma a oferecer, junto ao aumento da escolarização, opções para a melhora de vida. Dessa forma, se pautando nessas premissas, que duas iniciativas tomaram forma: a primeira diz respeito à construção do modelo de formação profissional no município; a segunda, à experimentação de um projeto que vinculava elevação de escolaridade e profissionalização, objeto de nossa pesquisa.Portanto desse modo nasce a OPEJA – Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos. Resultando das muitas experiências de trabalhos desenvolvidos no município, focando-se na educação de jovens e adultos e à formação profissional, a Orientação Profissional de Jovens e Adultos, Projeto que em Osasco recebe o nome de OPEJA, que une a elevação de escolarização à orientação profissional. O trajeto até aqui percorrido para a consecução e implantação do projeto, as parcerias realizadas, a concepção pedagógica e metodológica que o fundamentam, assim como as informações e dados de atendimento são descritos neste trabalho. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Administração | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Orientação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Occupational training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Vocacional guidance | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
Título: dc.title | Orientação profissional na educação de jovens e adultos em Osasco - SP | - |
Título: dc.title | Vocational guidance in education for youth and adults in Osasco - SP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: