A andragogia e suas exigências no processo de ensino e aprendizagem da leitura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorMansano Neto, João-
Autor(es): dc.creatorMartins, Maria Apareceida Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:01:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:01:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18922-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666124-
Descrição: dc.descriptionThis work presents a bibliographical research with a theoretical-conceptual and historical approach on andragogy, education and teaching to reading. It was motivated by the teaching of higher education with observations of the difficulties of reading, interpretation and comprehension of the texts studied. Faced with the questioning of how to overcome these difficulties of the student, we sought to study the profile of this group that is composed of young people and adults. Andragogy and Pedagogy complement each other in universityeducation work. To overcome difficulties in reading and interpreting young and adult students at university, theories about strategies of cognition and metacognition are extremely valid and useful. Identifying strategies for overcoming difficulties in reading and interpreting texts presented by students at university was one of the objectives of the study. We sought to know what motivates the adult to study and what metacognitive strategies can be used to encourage reading. As a theoretical basis, we sought the writings of Paulo Freire and other authors of books and articles, which are explained in the references.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem teórico-conceitual e histórica sobre andragogia, educação e o ensino à leitura. Foi motivado pelo exercício da docência em ensino superior com observações das dificuldades da leitura, interpretação e compreensão dos textos estudados. Diante do questionamento de como superar estas dificuldades do aluno, buscou-se estudar o perfil deste grupo que se compõe de jovens e adultos. A Andragogia e a Pedagogia se complementam no trabalho de educação universitária. Para superação de dificuldades na leitura e interpretação dos discentes jovens e adultos na universidade, as teorias sobre estratégias de cognição e metacognição são de extrema validade e utilidade. Identificar estratégias para a superação de dificuldades de leitura e interpretação de textos apresentadas pelos alunos ingressos na universidade foi um dos objetivos do estudo. Buscou-se conhecer o que mais motiva o adulto para o estudo e quais estratégias metacognitivas podem ser utilizadas no incentivo à leitura. Como base teórica, buscou-se os escritos de Paulo Freire e de outros autores de livros e artigos, os quais estão explicitados nas referências.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectAdult education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleA andragogia e suas exigências no processo de ensino e aprendizagem da leitura-
Título: dc.titleAndragogy and its requirements in the teaching and learning process of reading-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.