Serious game como objeto de aprendizagem para programação de computadores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarczal, Diego-
Autor(es): dc.contributorMarczal, Diego-
Autor(es): dc.contributorPorfirio, Andres Jessé-
Autor(es): dc.contributorPereira, Hermano-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Carolina Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:01:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:01:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11841-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666045-
Descrição: dc.descriptionThe technological evolution has allowed the use of new approaches in the teachinglearning process. Serious games are featured as a special category of games aimed at the transmisson of specific contents and educational purposes. Concerns to the player the environment exploration to understand concepts and then solve the proposed problems. In the teaching of Computer Programming, the approach employed by serious games is potentially beneficial in student motivation. This approach can be used to reduce the high evasion level in Computing courses. Because of that, this research aimed to study about serious games and develop a prototype intended for introductory Object Oriented. However, it is noteworthy to mention that, for the prototype, were only considered the following topics: (1) classes and objects; (2) attributes and methods; (3) the if-else conditional statement; and (4) the while repetition statement.-
Descrição: dc.descriptionA evolução tecnológica tem permitido o emprego de novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem. Os serious games são destacados como uma categoria especial de jogos voltada à transmissão de conteúdos e finalidades educacionais específicas. Cabe ao jogador explorar o ambiente para compreender conceitos, e então resolver os problemas propostos. No contexto do ensino de Programação de Computadores, a abordagem empregada pelos serious games é potencialmente benéfica na motivação do aluno. Esta abordagem pode ser utilizada para diminuir o alto nível de evasão dos cursos na área de Computação. Frente a isto, esta pesquisa objetivou estudar sobre serious games e desenvolver um protótipo que se insere na área introdutória de Orientação a Objetos. Contudo, ressalta-se que para o protótipo foram apenas considerados os seguintes tópicos: (1) classes e objetos; (2) atributos e métodos; (3) estrutura condicional if-else; e (4) estrutura de repetição while.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherGuarapuava-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Sistemas para Internet-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectComputer programming-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic games-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleSerious game como objeto de aprendizagem para programação de computadores-
Título: dc.titleSerious game as learning object for computer programming-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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