Tendências de longo prazo do óxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio na grande Phoenix (EUA), associadas às emissões veiculares de NO x

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHyde, Peter-
Autor(es): dc.contributorTargino, Admir Créso de Lima-
Autor(es): dc.contributorTheodoro, Joseane Débora Peruço-
Autor(es): dc.contributorBatista, Lígia Flavia Antunes-
Autor(es): dc.creatorChiconi, Jonas Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:01:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:01:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666040-
Descrição: dc.descriptionAir pollution has been monitored and regulated to achieve better air quality. Since 1970, the United States Environmental Protection Agency (EPA) has established the national ambient air quality standards. nowadays, combustion vehicles are the most used form of transportation and nearly all rely on fossil fuels. Two important pollutants regulated by EPA are nitrogen dioxide (NO2) and ozone (O3). Both are formed by nitric oxide (NO) emitted by combustion vehicles. The purpose of this paper is to compare the long-term trends of NO and NO2 at six air monitoring sites of Maricopa County (Alamo Lake, Buckeye, West Phoenix, Greenwood, JLG Supersite and Central Phoenix). In addition, it is important to estimate how the trends in vehicular traffic and in NO emission rates have influenced ambient concentrations of NOx. We also calculate O3 concentrations from the NO2/NO ratios for morning and afternoon for four monitoring sites (Buckeye, West Phoenix, Greenwood and Central Phoenix). The results showed that all the NO2 concentrations are within the standards determined by EPA for these monitoring stations. Greenwood and Central Phoenix monitoring stations have the highest concentrations of NOx and the calculated ozone concentrations are much lower in winter than in summer. NOx mass emissions are decreasing over the years on the streets and roads around these monitoring stations because of the decentralization of urban areas in the Maricopa County and the vehicles are more efficient and emitting less pollutants.-
Descrição: dc.descriptionA poluição atmosférica tem sido monitorada e regulamentada visando alcançar uma melhor qualidade do ar. Desde 1970, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) estabeleceu as normas nacionais de qualidade do ar. Atualmente, veículos que utilizam motores de combustão são a forma mais utilizada de transporte e dependem especialmente de combustíveis fósseis. Dois importantes poluentes regulamentados pela EPA são o dióxido de nitrogênio (NO2) e o ozônio (O3). Ambos são formados pelo óxido de nitrogênio (NO), emitido por veículos que utilizam motores de combustão. Este trabalho analisou as tendências de longo prazo de NO e NO2 em seis estações de monitoramento do ar no Condado de Maricopa (Alamo Lake, Buckeye, West Phoenix, Greenwood, JLG Supersite e Central Phoenix). Além disso, estimou-se como o volume de tráfego de veículos e as taxas de emissões de NO influenciam nas concentrações atmosféricas de NOX. Foram calculados também as concentrações de O3 a partir da razão NO2/NO em horários específicos da manhã e tarde para 4 estações de monitoramento do ar (Buckeye, West Phoenix, Greenwood e Central Phoenix). Os resultados encontrados mostraram que todas as concentrações de NO2 estão dentro das normas determinadas pela EPA para as estações estudadas. As maiores concentrações de NOx foram registradas nas estações de monitoramento do ar Greenwood e Central Phoenix e as concentrações calculadas de O3 atingiram valores baixos no inverno e muito altos no verão. Observou-se que as emissões em massa de NOx estão diminuindo ao longo dos anos nas ruas e avenidas ao redor dessas estações de monitoramento, devido à descentralização urbana no Condado de Maricopa e aos veículos estarem mais eficientes e emitindo menos poluentes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia ambiental-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAr - Poluição-
Palavras-chave: dc.subjectPoluentes-
Palavras-chave: dc.subjectTrânsito - Fluxo-
Palavras-chave: dc.subjectAir - Pollution-
Palavras-chave: dc.subjectPollutants-
Palavras-chave: dc.subjectTraffic flow-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS-
Título: dc.titleTendências de longo prazo do óxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio na grande Phoenix (EUA), associadas às emissões veiculares de NO x-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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