A importância do ensino da literatura e da leitura de obras literárias no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorHlemka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Eliane Andrade da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:01:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:01:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20610-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/666020-
Descrição: dc.descriptionThe research exposed here was focused in reflections and analysis involving the importance of working literary works in High School. From bibliographic studies and empiric knowledges about the theme, some questions emerged, who stand out as guides of this monograph, like: which is the importance of teaching literature in High School? How are literary works read at this stage of education? With purpose to find the answers to this problem, is traced, like general objective, to highlights the importance of working with read literary works in the classroom, in a way that makes sense in the student real lives. Aiming to achieve the proposed objective, the research is sustained in a reading vision as social practice. It is, then, a research guided in the theoretical benchmark study, with the objective os understand the relations between the literature and reading literary works in High School, with the student/reader as principal focus of the teach-learning process. As theoretical basis about the reading, was used the studies of Bakhtin (2006); Compagnon (2009); besides the DCE’s (2008), and others works, printed and online. As result of the process of literature review and investigation, it is concluded that the read of literary works is fundamental for the development, as much social as personal of the human being and, about that, should be efectly discussed and rethought, because the literary text needs to be perceived by the school as art and have a fruitive methodology, think who goes against the studies of Barthes (1987), who conceives the literature as delight, fruition, and this is the factor who brings the read to want the work. In addition, it is up to the school to ensure the access to the reading and the literature.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa aqui exposta se focalizou em reflexões e análise envolvendo a importância de se trabalhar com a leitura de obras literárias no Ensino Médio. A partir de estudos bibliográficos e de conhecimentos empíricos sobre a temática, despontaram alguns questionamentos, que se destacam como norteadores desta monografia, tais como: qual a importância do ensino de literatura no Ensino Médio? Como são feitas as leituras de obras literárias nesse estágio de ensino? Essas leituras contribuem para a formação de leitores? Com propósito de encontrar respostas a essa problematização, foi traçado, como objetivo geral, evidenciar a importância de se trabalhar com a leitura de obras literárias em sala de aula, numa abordagem em que a leitura faça sentido na vida real dos alunos. Visando alcançar o objetivo proposto, a pesquisa é sustentada numa visão de leitura como prática social. Trata-se, então, de uma pesquisa pautada no estudo de referencial teórico, objetivando compreender as relações entre a literatura e a leitura de obras literárias no Ensino Médio, tendo em vista o aluno/leitor como foco principal do processo de ensino-aprendizagem. Como base teórica referente à leitura, utilizou-se os estudos de Bakhtin (2006); Compagnon (2009); além das DCE’s (2008), e demais obras, impressas e online. Como resultado desse processo de revisão bibliográfica e investigação, conclui-se que a leitura de textos literários é fundamental para o desenvolvimento, tanto social, quanto pessoal do ser humano e, por isso, deveria ser efetivamente discutida e repensada, pois o texto literário necessita ser percebido pela escola como arte, e ter uma metodologia fruitiva, pensamento que vai ao encontro dos estudos de Barthes (2002), que concebe a leitura enquanto deleite, fruição, e é esse fator que leva o leitor a desejar a obra. Ademais, cabe à escola garantir o acesso à leitura e à literatura.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino – Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros literários-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching – Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary form-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleA importância do ensino da literatura e da leitura de obras literárias no ensino médio-
Título: dc.titleThe importance of literary teaching and reading literary works in high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.