Media, language and empowerment: uncovering constituted ideals and inhibiting social exclusion: a critical discourse analysis related to higher education strikes

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Autor(es): dc.contributorRetorta, Miriam Sester-
Autor(es): dc.creatorBueno, Cristiano Heythor dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:00:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:00:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8889-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665924-
Descrição: dc.descriptionThis paper intends to analyze the use of language in social relations of power & ideology and unveil what types of ideals emerge in on-line articles about higher education in Brazil and the United Kingdom. Focusing on the portrayal of news about the 2012 and 2013 strike of professors of Higher Education in Brazil and the UK, respectively. The main theoretical basis in this study, Critical Discourse Analysis, provides ways to comprehend different discourses and perceive them inside the chosen on-line newspaper articles about higher education, not as a method but more as perspective or position. Hence, to promote a social change through empowering people by a critical analysis of language is the beginning of the real social inclusion and this work can contribute as a new perception of society and its language.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo pretende analisar o uso da linguagem em relações sociais de poder e ideologia e revelar que tipos de ideais emergem de artigos on-line sobre educação superior no Brasil e no Reino Unido. Concentrando a análise em notícias sobre as greves de 2012 e 2013 dos professores universitários no Brasil e Reino Unido, respectivamente. A base teórica, Análise Crítica de Discurso, prove modos de compreender diferentes discursos e como perceber esses discursos dentro dos artigos on-line sobre educação superior escolhidos, não como método mas sim como uma perspectiva ou posicionamento. Portanto, promover uma mudança social para capacitar as pessoas a realizar uma análise crítica da língua é o começo de uma verdadeira inclusão social e este trabalho pode contribuir assim como uma nova percepção da sociedade e sua língua.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise crítica do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectPoder (Ciências sociais) na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectCritical discourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectPower (Social sciences) in literature-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Higher-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Letras-
Título: dc.titleMedia, language and empowerment: uncovering constituted ideals and inhibiting social exclusion: a critical discourse analysis related to higher education strikes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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