Análise e gestão de custos em indústria moveleira de pequeno porte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHopfer, Kátia Regina-
Autor(es): dc.contributorHopfer, Kátia Regina-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Antonio Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorSousa, Paulo Daniel Batista de-
Autor(es): dc.creatorSolagna, Renato Giovanni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:00:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:00:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19532-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665875-
Descrição: dc.descriptionThe furniture industries operate in a market with high competition and need to continuously improve their quality, but without raising costs too much. A small business in this industry works with countless products that have great complexity. At the same time, the company does not have cost management done properly and cannot know how the profitability per product is. Therefore, the general objective of the research is to analyze the costs of the company to achieve the real profit of the products. For this, it is necessary a literature review in the areas of accounting, for later analysis of costing methods and sale price formation. Besides that, the concept of contribution margin and break-even point needs to be studied. Finally, the paper presents the results that were obtained with the research, analyzing each of them.-
Descrição: dc.descriptionAs indústrias moveleiras atuam em um mercado com alta concorrência e precisam melhorar continuamente sua qualidade, mas sem elevar demais os custos. Uma empresa de pequeno porte desse setor trabalha com uma infinidade de produtos que possuem variada complexidade. Ao mesmo tempo, a empresa não possui uma gestão de custos feita de maneira adequada e não consegue saber como está a lucratividade por produto. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar os custos da empresa para chegar ao lucro real da venda de seus produtos. Para isso, se faz necessário uma revisão de literatura nas áreas de contabilidade de custos, para posterior análise dos métodos de custeio e formação do preço de venda. Além disso, o conceito de margem de contribuição e ponto de equilíbrio precisa ser estudado. Por fim, o trabalho apresenta os resultados que foram obtidos com a pesquisa, analisandoos de forma detalhada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Gestão Empresarial-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria de móveis-
Palavras-chave: dc.subjectCusto industrial-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade de custo-
Palavras-chave: dc.subjectLucros-
Palavras-chave: dc.subjectFurniture industry and trade-
Palavras-chave: dc.subjectCosts, Industrial-
Palavras-chave: dc.subjectCost accounting-
Palavras-chave: dc.subjectProfit-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS-
Título: dc.titleAnálise e gestão de custos em indústria moveleira de pequeno porte-
Título: dc.titleCost analysis and management in small scale furniture industry-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.