Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Longen, Fabio Rogerio | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Shiderlene Vieira de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6420445044479337 | - |
Autor(es): dc.contributor | Longen, Fabio Rogerio | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalmolin, Fabrício Tronco | - |
Autor(es): dc.contributor | Ivashita, Flávio Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Sefstroem, Gilsemar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:00:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:00:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3419 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665843 | - |
Descrição: dc.description | This work aimed to develop a didactic sequence as a strategy for the teaching and learning process of the electromagnetism content. The work was developed in a state public school in the western part of Paraná and it had as target audience students of a third year high school class. In this context, investigative activities were applied, taking into account that our students are not unique, so one can not have a single way to learn or teach. The theoretical basis of this research is based on a cognitive approach. The purpose of this didactic sequence was to offer tools that help teachers to interpret and better understand what can be done in this field, based on the idea of offering a quality education capable of promoting the learning of our students. In the implementation, some aspects, directly or indirectly, had a positive influence on the success of this work. We can highlight points such as: the great receptivity that the investigative activities had for most of the students, through the interest and participation during the classes, mainly some that never participate. They started questioning, interacting with the group and the teacher during the activities, seeking to expand, report and compare everyday situations with what was seen in the classroom. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática como uma estratégia para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de eletromagnetismo. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública estadual do oeste do Paraná e teve como público alvo alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio. Neste contexto, foram aplicadas atividades investigativas, levando em consideração que nossos alunos não são únicos, logo não se pode ter uma única forma de aprender ou ensinar. O embasamento teórico desta pesquisa se apoia em uma abordagem cognitivista. A finalidade dessa sequência didática consistiu em oferecer instrumentos que servissem de ferramentas que ajudem outros professores a interpretar e conhecer melhor o que se pode fazer neste âmbito, fundamentado na ideia de oferecer um ensino de qualidade capaz de promover a aprendizagem de nossos alunos. Na implementação, alguns aspectos que direta ou indiretamente, influenciaram positivamente no sucesso desse trabalho. Podemos destacar pontos como: a grande receptividade que as atividades investigativas tiveram por grande parte dos alunos, através do interesse e participação manifestada durante as aulas, principalmente alguns que nunca se manifestavam, passaram a questionar, interagindo com o grupo e o professor durante as atividades, buscando ampliar, relatar e comparar situações cotidianas com o que foi visto em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magnetismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletromagnetismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magnetism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electromagnetism | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Título: dc.title | Sequência didática com atividades investigativas para o ensino e a aprendizagem de magnetismo no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: