Sistema especialista para prognóstico de distúrbios de aprendizagem em TDAH

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReinaldo, Francisco Antonio Fernandes-
Autor(es): dc.contributorLeite, Maici Duarte-
Autor(es): dc.contributorYamanoe, Mayara Cristina Pereira-
Autor(es): dc.contributorReinaldo, Francisco Antonio Fernandes-
Autor(es): dc.creatorMinusculi, Natiele Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:00:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:00:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11593-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/665837-
Descrição: dc.descriptionIn the academic setting, Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) not diagnosed or incorrectly diagnosed compromises the work of the teacher with the student. Using computational intelligence, this work aims to mplement a knowledge base of human ADHD specialists to diagnose children and adolescents of school age. The base will be hosted on Shell Expert Sinta for validation and an prior diagnosis. The acquisition of specialist knowledge will happen first, through a current literary study with the Brazilian Association of Attention Deficit (ABDA) where there is a concern to understand ADHD. In a second moment, a SNAP-IV questionnaire will be used, which was constructed as a starting point for the collection of some possible primary symptoms of ADHD from the symptoms of the Diagnostic and Statistical Manual - IV (DSM-IV) of the American Psychiatric Association. This questionnaire is used to make a previous diagnosis in order to demystify whether or not people are carriers of the disorder. This data collection tool will later be used to codify the rules of the SE base.-
Descrição: dc.descriptionNo ambiente acadêmico, Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) não diagnosticado ou que diagnosticado de forma incorreta comprometem o trabalho do professor com o aluno. Utilizando da inteligência computacional, este trabalho objetiva implementar uma base de conhecimentos de especialistas humanos em TDAH para diagnosticar crianças e adolescentes em idade escolar. A base será hospedada no Shell Expert Sinta para validação e pré-diagnóstico. A aquisição do conhecimento especialista acontecerá, primeiramente, por meio de estudo literário corrente junto a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) onde existe a preocupação de entender o TDAH. Em um segundo momento será utilizado um questionário SNAP-IV que foi construído como ponto de partida para levantamento de alguns possíveis sintomas primários do TDAH a partir dos sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatístico – IV (DSM-IV) da Associação Americana de Psiquiatria. Este questionário é utilizado para realizar um diagnóstico prévio a fim de desmistificar se as pessoas são ou não portadoras do transtorno. Esse instrumento de levantamento de dados será útil posteriormente para codificar as regras da base do SE.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherFrancisco Beltrao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Informática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividade-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas especialistas (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectDiagnóstico-
Palavras-chave: dc.subjectAttention-deficit hyperactivity disorder-
Palavras-chave: dc.subjectExpert systems (Computer science)-
Palavras-chave: dc.subjectDiagnosis-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleSistema especialista para prognóstico de distúrbios de aprendizagem em TDAH-
Título: dc.titleSpecialist system for diagnosis of learning disorders - ADHD-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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